A importância estratégica do 4º Pelotão Especial de Fronteira na Operação Yanomami

Alto Alegre (RR) – Devido à impossibilidade de acesso por vias terrestres, o trabalho realizado pelo 4° Pelotão Especial de Fronteira de Surucucu tem sido fundamental para o êxito da Operação Yanomami.

Pertencente ao Comando de Fronteira Roraima / 7º Batalhão de Infantaria de Selva, o Pelotão, além da missão de proteção e defesa de nossas fronteiras, tem atuado intensamente no combate ao garimpo ilegal e no enfrentamento da emergência em saúde pública no território Yanomami.

Os militares do 4º PEF, nos últimos meses, estão realizando o apoio operacional e logístico à Operação, através da coleta e transporte das cestas de alimentos, lançadas das aeronaves da Força Aérea, para os depósitos do pelotão. Posteriormente, esses donativos são distribuídos em helicóptero para comunidades indígenas, conforme planejamento da FUNAI.

O pelotão também presta apoio logístico aos agentes da Polícia Federal, do IBAMA e do IBGE, como a provisão de alojamento, alimentação e equipamentos.

Próximo ao 4° PEF vivem cerca de 3.000 indígenas yanomami, distribuídos em 19 comunidades. Atualmente, há indígenas que servem no Pelotão como soldados e que têm atuação destacada como guias e intérpretes.

Presente na região desde 1988, o 4° Pelotão Especial de Fronteira está sediado em Alto Alegre (RR) e é responsável pelo controle de parte da fronteira seca com a Venezuela. O 4° Pelotão Especial de Fronteira é a materialização da presença do Estado Brasileiro em uma das mais distantes regiões do país, e é peça fundamental para a garantia da cidadania dos povos indígenas.

Fonte: 4° Pelotão Especial de Fronteira – A importância estratégica do 4º Pelotão Especial de Fronteira na Operação Yanomami – Noticiário do Exército (eb.mil.br)