59ª Tertúlia Portugal – Brasil

Será realizada no próximo dia 6 de maio de 2023, sábado, a 59ª Tertúlia Portugal – Brasil, sob o tema: “A independência do Brasil: o quadro de Pedro Américo”, tendo como convidado o “MGen. Rui Moura”.   

O grupo de trabalho transnacional, capitaneado pelo Prof. Dr. Cesar Bargo Perez e pelo Cel. Elcio Secomandi, por parte do Brasil, e pelo Major General Rui Moura, por parte de Portugal, CONVIDA para a 59ª Tertúlia Portugal – Brasil:

59ª TERTÚLIA PORTUGAL – BRASIL
SÁBADO, dia 6 de maio de 2023,
22h00 – 23h40 (horário de Lisboa) / 18h00 – 19h40 (horário de Brasília),

TEMA: “A independência do Brasil: o quadro de Pedro Américo”

Apresentação: “MGen. Rui Moura”

Plataforma Zoom: https://us02web.zoom.us/j/6164543465

Canal das Tertúlias no YouTube:   https://www.youtube.com/TertuliasPortugalBrasil

Canal de Podcasts: https://anchor.fm/tertuliasportugalbrasil

Resumo da Comunicação:  

Os 200 anos da Independência do Brasil comemoraram-se a 7 de setembro de 2022. A data do 7 de setembro encontra-se ligada ao evento do Grito de Independência, proclamação da independência do Brasil lançada das margens do Ipiranga por D. Pedro.
Um quadro de grandes dimensões, pintado no final do século XIX, pelo pintor romântico brasileiro Pedro Américo de Figueiredo e Mello, representa esta cena, sendo uma das imagens mais emblemáticas da História do Brasil.
Mas até que ponto esta imagem, glorificando o momento do 7 de setembro, corresponde à realidade?

Sobre o convidado:

O Major General Rui Moura é licenciado em Engenharia de Sistemas, pós-graduado em Investigação Operacional e Engenharia de Sistemas no Instituto Superior Técnico – Universidade de Lisboa e mestre em Ciências Militares, está habilitado com o curso Top Senior Police Officers – TOPSPOC da CEPOL (EU), o curso de Promoção a Oficial General do Instituto de Estudos Superiores Militares e o curso de Estado-maior do Instituto de Altos Estudos Militares, para além dos cursos de Oficial de Infantaria (Basic e Advanced), de Rangers e de Paraquedismo do Exército dos Estados Unidos da América, entre outros. O Major-General (Reforma), durante 40 anos de carreira militar, desempenhou funções no Exército Português, na Guarda Nacional Republicana e na NATO. Entre muitos outros, exerceu os cargos de Comandante Operacional da GNR, Diretor de Recursos Humanos do Exército, Comandante de Doutrina e Formação da GNR, Comandante do Regimento de Infantaria 14, Chefe do Estado Maior da Brigada Mecanizada, Chefe da Divisão de Pessoal e Instrução do Estado-Maior do Exército e Chefe da Repartição de Operações Conjuntas do Quartel-General Supremo das Forças Aliadas na Europa (SHAPE/NATO, Mons-Bélgica). Exerceu, ainda, funções docentes no Instituto de Estudos Superiores Militares, Instituto de Altos Estudos Militares, Instituto Universitário Militar, NATO School e CEPOL (European Union Agency for Law Enforcement Training); e colabora como orador convidado em Mestrados da Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa. Foi consultor da INTERPOL e membro do Worldwide Public Safety and Justice Advisory Council. É orador em Congressos, Colóquios e Seminários, tendo publicado livros, capítulos de livros e diversos artigos e comunicações em publicações militares e académicas de referência. Participou em missões militares de curta duração em Angola, Moçambique, Albânia, antiga República Jugoslava da Macedónia, Bósnia-Herzegovina, Kosovo e Paquistão. Após a passagem à reserva iniciou, em 2017, a sua colaboração com o Grupo BEL na assessoria da área da segurança e foi, durante 3 anos, Senior Strategic Advisor do Grupo Tekever e Director de Operações de um consórcio internacional. Administrador de Empresas, designadamente do Grupo Bel e do Grupo VASP-Distribuidora de Publicações. É membro do Conselho Científico da Comissão Portuguesa de História Militar e membro associado correspondente internacional do Instituto de Geografia e História Militar do Brasil (IGHMB).

AS TERTÚLIAS JÁ REALIZADAS ESTÃO DISPONÍVEIS NO CANAL DO YOUTUBE:    TERTÚLIAS PORTUGAL BRASIL   

Comissão Organizadora do Projeto Tertúlias Portugal-Brasil: 

  • Major General Rui Moura, Reserva do Exército de Portugal;
  • Prof. Dr. Cesar Bargo Perez, Pesquisador da Universidade Católica de Santos; e
  • Cel Rfm/EB Elcio R. Secomandi, Pesquisador e Professor Emérito da Universidade Católica de Santos