Seis aldeias Munduruku impactadas pelos garimpos são beneficiadas com sistemas de abastecimento de água

Intervenções do Programa de Acesso à Água do Projeto Saúde e Alegria iniciaram em agosto de 2022 e foram concluídas neste mês de março. Ações beneficiam diretamente 181 indígenas que sofrem com contaminação dos garimpos, diminuindo taxas de mortalidade e doenças de veiculação hídrica

Foto: Jussara Salgado – Postada em: Projeto Saúde e Alegria

A lama do garimpo despejada nas águas do Tapajós tem impactado a vida de centenas de populações que dependem do rio para sobreviver. A liderança indígena do alto Tapajós, região do município de Jacareacanga, Maria Leusa Munduruku, ressalta que a contaminação tem adoecido principalmente mulheres, idosos e crianças: “O rio virou uma lama despejada dentro do nosso rio. A gente está buscando projetos para ajudar a gente. A gente está muito preocupado e muito triste. Os nossos peixes estão contaminados e já sentimos na pele, sofrendo esses impactos. O nosso rio está doente, a mãe terra está doente e nós somos doentes”.

Preocupado com a situação dos indígenas, o Projeto Saúde e Alegria vem desde 2020 empreendendo esforços para apoiá-los com investimentos para melhoria dos serviços de saúde básica, como o acesso à água limpa. “A água sempre foi entendida como uma prioridade do Saúde e Alegria. É uma contradição ter populações ribeirinhas que vivem às margens da maior bacia hidrográfica do mundo, vivendo estresse hídrico”, comentou o coordenador geral do PSA, Caetano Scannavino.

Uma grande mobilização para implementar sistemas de água e saneamento em seis aldeias do alto Tapajós iniciou em agosto de 2022. Nessa jornada de perfuração de poços profundos, construções e implementação de sistemas solares, foram contempladas as seguintes aldeias com os serviços:

  • Sawré Apompo: Instalação de filtro para remoção de ferro, limpeza e desenvolvimento do poço tubular;
  • Fazenda Tapajós: Perfuração de poço com 154 metros, instalação de bomba submersa, rede de distribuição, sistema de energia solar para bombeamento e elevado de madeira com reservatório de 5mil litros;
  • Aldeia Ariramba do Kadiriri: bomba submersa, rede de distribuição, sistema de energia solar para bombeamento e elevado de madeira com reservatório de 5 mil litros;
  • Aldeia Waró Baxé Watpu: Perfuração de poço com 55 metros, instalação de bomba submersa, rede de distribuição, sistema de energia solar para bombeamento e elevado de madeira com reservatório de 5mil litros;
  • Ariramba do Teles Pires: Ariramba do Teles Pires: Limpeza e desenvolvimento do poço tubular.
  • Kabarewun: Perfuração de poço com 54 metros, instalação de bomba submersa, rede de distribuição, sistema de energia solar para bombeamento e elevado de madeira com reservatório de 5 mil litros.

TEXTO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: PROJETO SAÚDE E ALEGRIASeis aldeias Munduruku impactadas pelos garimpos são beneficiadas com sistemas de abastecimento de água – Projeto Saúde & Alegria (saudeealegria.org.br) 

Relacionada:

Parceria do PSA e Povo Munduruku para o acesso à água de qualidade em aldeias impactadas pelos garimpos é apresentada na Conferência Mundial da Água na ONU – Projeto Saúde & Alegria (saudeealegria.org.br)