Saúde Indígena pauta reunião com Conselho Indigenista Missionário e DSEI Alto Rio Purus participa de encontro trinacional

Em reunião, Conselho Indigenista Missionário (CIMI) discutiu desafios da saúde indígena no Nordeste. Encontro Trinacional – Brasil, Bolívia e Peru – debateu ações de proteção dos povos isolados de contato voluntário. Esses foram alguns dos destaques da Secretaria Especial de Saúde Indígena nesta semana.

Confira os destaques:

  • Segunda-feira (27)

Questões relacionadas aos DSEIs e outros problemas enfrentados na saúde indígena, em especial nos estados de Sergipe e Alagoas, foram temas de reunião com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI). Estiveram presentes o secretário Weibe Tapeba, a diretora do Departamento de Atenção Primária à Saúde Indígena (DAPSI), Carmen Pankararu, e 45 representantes dos povos Jerinpancó, Katokinn, Karuazu, Kalankó, Koiupanká, Xukuru-Kariri e Kariri-Xocó.

Ainda na segunda-feira, o Distrito Sanitário Especial de Saúde Indígena Alto Rio Purus participou da Reunião Trinacional – Brasil, Bolívia e Peru, referente às ações de proteção dos povos isolados de contato voluntário. Participaram do evento o coordenador distrital Ninawa Huni Kui, o ponto focal dos isolados no DSEI, além de representantes do Ministério dos Povos Indígenas, do Ministério da Saúde, por meio da Sesai, e de órgãos dos governos da Bolívia e Peru.

  • Terça-feira (28)

O DSEI-Parintins marcou presença na reunião da Comissão Intergestores Regional do Amazonas, em Manaus. A reunião teve como objetivo a articulação com o governo do Estado, no apoio e fortalecimento das ações de saúde para os povos indígenas da região.

  • Quarta-feira (29)

Profissionais do DSEI-Carauari participaram da capacitação do Programa Saúde na Escola (PSE). O evento ocorreu em parceria com as coordenações do programa no município. O objetivo foi ampliar a participação desses profissionais e ampliar as ações relacionadas ao PSE. O Programa Saúde na Escola promove ações de saúde, prevenção de doenças e acompanhamento das condições clínicas dos alunos da rede pública de ensino.

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde – Saúde Indígena pauta reunião com Conselho Indigenista Missionário e DSEI Alto Rio Purus participa de encontro trinacional — Ministério da Saúde (www.gov.br)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *