Pós-doutorado em data analytics e aprendizagem de máquina na USP

Agência FAPESP – O Projeto Temático “Efeitos sinergéticos das mudanças climáticas e do uso do solo nas fontes e sumidouros de carbono na Amazônia” oferece uma oportunidade de pós-doutorado em data analytics e aprendizagem de máquina. O prazo de inscrição acaba na sexta-feira (14/04).

Foto postada por: AGÊNCIA FAPESP – (Neil Palmer/CIAT/Wikipedia)

As atividades do projeto são exercidas no Instituto de Física da Universidade de São Paulo (IF-USP). A vaga é para desenvolver modelos de estimativa de fluxos de carbono e energia na Floresta Amazônica.

O pós-doutorando aplicará técnicas de aprendizagem de máquina como Random Forest e Redes Neurais Artificiais a um conjunto de dados locais e de sensoriamento remoto, incluindo variáveis meteorológicas, índices de vegetação e uso da terra. O principal objetivo é aumentar a escala de representatividade das medidas de fluxo locais para a escala regional, além de avaliar a importância relativa de diferentes preditores. Os modelos desenvolvidos também serão utilizados em combinação com modelos climáticos sob diferentes cenários de uso da terra e clima.

O candidato deve ter experiência com programação em linguagem Python e técnicas de aprendizagem de máquina e concluído o doutorado há menos de sete anos. É desejável formação ou experiência nas áreas de meteorologia, geociências, física ambiental ou ecologia.

As inscrições devem ser feitas pelo envio de currículo atualizado, cópia do diploma de doutorado, histórico escolar da pós-graduação e uma carta de interesse descrevendo experiências prévias para o e-mail do coordenador do projeto, o pesquisador Luiz Augusto Toledo Machado (lmachado@if.usp.br).

Mais informações sobre a vaga em: www.fapesp.br/oportunidades/5841/.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 8.479,20 mensais e Reserva Técnica equivalente a 10% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

PUBLICADO POR: FAPESP – Pós-doutorado em data analytics e aprendizagem de máquina na USP | AGÊNCIA FAPESP   

Relacionadas: