Plano vai consolidar produção sustentável na região amazônica

A produção agropecuária na Amazônia Legal é diversificada e reúne oportunidades de expansão de forma sustentável.

Amiraldo Picanço é um exemplo disso. Ele preside a cooperativa Amazonbai, situada em Macapá, capital do Amapá, onde produz açaí de forma natural, sem uso de agrotóxicos, máquinas ou fertilizantes.

Apesar do negócio exitoso e sustentável, Amiraldo relata dificuldade de longa data de acesso à políticas de assistência técnica na região amazônica.

A partir de agora, produtores como Amiraldo podem se beneficiar com o plano Amazônia + Sustentável. Lançado nesta quinta-feira (6) pelo Ministério da Agricultura e Pecuária, o plano é voltado para agricultores familiares, assentados da reforma agrária, produtores rurais e povos e comunidades tradicionais dos nove estados da Amazônia Legal.

As ações são voltadas para a geração de renda e ampliação de canais de comercialização e incentivo a produção unida a conservação ambiental.

Lucimar Souza, diretora adjunta de Desenvolvimento Territorial da organização IPAM Amazônia, avalia a medida como positiva.

A expectativa da representante da sociedade civil é que a articulação das ações propostas pela portaria facilite o desenvolvimento rural sustentável.

Durante o processo de elaboração do Plano Amazônia + Sustentável, o Ministério da Agricultura e Pecuária realizou oficinas, definiu territórios de atuação e as cadeias produtivas a serem trabalhadas.

O próximo passo do Plano Amazônia + Sustentável é a realização de oficinas para a criação de uma carteira de projetos junto com os parceiros estaduais e locais.

PUBLICADO POR: RADIOAGÊNCIA NACIONAL EBC – Plano vai consolidar produção sustentável na região amazônica | Radioagência Nacional (ebc.com.br) 

Relacionada:
Plano Amazônia + Sustentável traz ações para consolidação das cadeias produtivas na região — Ministério da Agricultura e Pecuária (www.gov.br)