PF investiga ataque a indígenas Yanomami

Equipes da PF já estiveram na aldeia e no local dos ataques.

Foto: Polícia Federal DPF

Brasília/DF – A Polícia Federal tomou conhecimento no início da noite de ontem (29/4) de um ataque que indígenas Yanomami teriam sofrido de garimpeiros.

Na madrugada de hoje, em atuação com o apoio da FAB e da FUNAI, duas equipes da PF se deslocaram aos locais relacionados ao conflito, na comunidade indígena UXIU, com intuito investigar o ocorrido e de interromper eventuais agressões que ainda estivessem em andamento.

Indígenas teriam entrado em confronto e trocado tiros com garimpeiros na data de ontem (29/4). Três Yanomami foram atingidos. Um faleceu ainda ontem e dois já estão sendo atendidos no Hospital Geral de Roraima, onde passam por procedimentos.

Durante as diligências a PF apurou indícios dos crimes cometidos contra os indígenas, ouviu testemunhas, realizou perícia de local de crime e aguarda a elaboração dos respectivos laudos e relatórios para prosseguimento das investigações.

O corpo foi encaminhado para o IML para elaboração de laudo.

Outras diligências seguem em andamento para a identificar, localizar e prender os autores dos crimes, enquanto as ações de desintrusão dos invasores das terras indígenas continuam no âmbito da Operação Libertação.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima – PF investiga ataque a indígenas Yanomami — Polícia Federal (www.gov.br) 

Relacionada: