PF, IBAMA e ICMBio desmobilizam garimpos no Pará

Os garimpos ficavam em área de preservação federal em Parauapebas

Foto: Polícia Federal DPF

Marabá/PA. Nesta terça-feira (4/4), Polícia Federal, Ibama e ICMBio deflagraram fiscalização decorrente da Operação Igarapé Gelado em Parauapebas/PA. Foram desmobilizados garimpos na zona rural da cidade, com apreensão e inutilização de maquinários usados no crime.

A operação conjunta contou com mais de 20 agentes. Por conta da impossibilidade de retirada do local, foram inutilizados seis conjuntos de motores hidráulicos e cinco suportes de mil litros de diesel cada um. Também foi apreendida a motocicleta do gerente do garimpo. O local foi abandonado às pressas pelos trabalhadores, ao perceberem a chegada da fiscalização.

Os garimpos ilegais desmobilizados nesta terça-feira estavam causando sérios danos ambientais no Rio Azul, que passa pela floresta dos Carajás e deságua no rio Itacaiúnas. Os órgãos ambientais informaram o aumento da contaminação do Rio Azul pode afetar toda a bacia do Rio Itacaiúnas, colocando em risco o meio ambiente e população de algumas cidades.

O local já foi alvo de operação de órgãos ambientais, inclusive com aplicação de multas, mas continua em atividade.

A partir de notícia-crime apresentada acerca da devastação causada nas áreas de extração ilegal de ouro, a PF abriu inquérito e iniciou a investigação. Foram realizados sobrevoos no local sendo possível constar a existência de intensa atividade nos pontos de extração ilegal de ouro.

Se confirmada a hipótese criminal, os responsáveis poderão responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União (extração ilegal de minério), associação criminosa, dentre outros.

Comunicação Social da Polícia Federal em Marabá – PF, IBAMA e ICMBio desmobilizam garimpos no Pará — Polícia Federal (www.gov.br)