PF e Ibama desmobilizam garimpo em Terra Indígena

Máquinas do crime foram inutilizadas na Trincheira Bacajá

Foto postada em: Polícia Federal DPF

Altamira/PA – Polícia Federal e Ibama realizaram, nesta segunda-feira (3/4), operação contra um garimpo ilegal dentro da Terra Indígena (TI) Trincheira Bacajá, em Altamira, no sudoeste do Pará. Foram inutilizados equipamentos usados no crime.

A ação foi em território conhecido como Garimpo Manelão, a 200 quilômetros do centro urbano de Altamira. Por ser área de difícil acesso, foram usados dois helicópteros do Ibama para chegar ao local. Lá, os agentes da PF constataram crimes ambientais de desmatamento, extração de madeira e garimpo. Durante a abordagem, nenhum garimpeiro foi encontrado no local.

Diversos equipamentos utilizados para fins ilegais, incluindo uma escavadeira hidráulica, motores de sucção e outros instrumentos, foram inutilizados.

A ação busca a expulsão de invasores das terras indígenas, reforçando o compromisso da Polícia Federal no cumprimento da determinação judicial do Supremo Tribunal Federal. A decisão determina a retirada imediata de invasores da Trincheira Bacajá e de outras terras indígenas.

As investigações permanecem em curso na Delegacia de Polícia Federal em Altamira.

Comunicação Social da Polícia Federal em Altamira – PF e Ibama desmobilizam garimpo em Terra Indígena — Polícia Federal (www.gov.br)