PF deflagra operação contra suspeitos de intermediar a compra de ouro Yanomami

Operação Ponte de Ouro* investiga grupo suspeito de movimentar mais de R$ 30 milhões com a compra e venda de ouro ilegal.

Boa Vista/RR – A Polícia Federal deflagrou na manhã de hoje (25/4) a operação Ponte de Ouro, com o objetivo de investigar suspeitos intermediar a compra de ouro extraído ilegalmente da Terra Indígena Yanomami (TIY).

São cumpridos 8 mandados de busca e apreensão, além do bloqueio de bens, expedidos pela 4ª Vara Federal Criminal da Justiça Federal em Roraima.

As investigações tiveram início após garimpeiros ilegais terem sido presos pelo exército em 2020 na TIY e conduzidos à PF, quando informaram para quem vendiam o ouro extraído ilicitamente da área.

O inquérito policial aponta que o grupo teria movimentado mais de R$ 30 milhões em 4 anos, e, através de empresas de fachada ou com atividades regulares sem relação com a mineração, receberiam valores de diversos estados do país.

Para evitarem levantar suspeitas, os envolvidos buscariam sacar os grandes valores de forma fracionada. As investigações seguem em andamento.

Comunicação Social da Polícia Federal em Roraima – PF deflagra operação contra suspeitos de intermediar a compra de ouro Yanomami — Polícia Federal (www.gov.br)                

Relacionada:

PF combate comércio de ouro extraído ilegalmente de TI Yanomami | Agência Brasil (ebc.com.br)