Operação Novo Eldorado combate garimpo ilegal na Floresta Nacional de Urupadi

O valor estimado das multas aplicadas durante a Operação Novo Eldorado ultrapassa 3 milhões de reais

Fiscais desabilitaram cinco garimpos – Foto: Acervo ICMBio

A equipe do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio da Força Nacional, iniciou no dia 27 de março de 2023 a Ação de Fiscalização Ambiental na Floresta Nacional de Urupadi, com o objetivo de verificar pontos de garimpo ilegal na Unidade de Conservação Federal. A ação, denominada Operação Novo Eldorado, segue em andamento até o começo de abril de 2023.

Até o dia 31 de março, cinco garimpos foram alvo da ação fiscalizatória, sendo constatada uma área de 46 hectares de degradação. Durante as diligências, foram encontrados 50 garimpeiros e garimpeiras que vieram de vários estados, incluindo Maranhão, Amazonas, Pará e Mato Grosso.

O garimpo, conhecido como Garimpo São Bento, tem vários acessos e pontos diferentes de garimpagem, próximo aos Rios Urupadi e Curauaí e Igarapé Japiim, afluentes diretos do Rio Abacaxis. Com acampamentos muito bem estruturados, a área do garimpo possuía um total de 34 barracos, com muitos alimentos, TV via satélite, internet de última geração, armas de fogo, maquinários, combustível, motocicletas e quadriciclos.

Os garimpeiros encontrados receberam a orientação de deixar a Floresta Nacional de Urupadi e cessar a atividade de extração mineral na região. Além disso, foram realizadas a apreensão e destruição dos bens encontrados no local do fato, e lavratura de 8 Autos de Infração em desfavor dos infratores. As multas aplicadas totalizaram R$ 3.680.000,00 (três milhões seiscentos e oitenta mil reais).

No entanto, na ação fiscalizatória do dia 30/03/2023 foram encontradas, no mesmo garimpo, pessoas que ainda não haviam chegado no garimpo até o dia 27/03, incluindo dois militares que afirmaram ter sido contratados pelo dono do garimpo para coordenar a retirada das pessoas do local. A equipe do ICMBio supõe que os militares poderiam estar coordenando o reestabelecimento do garimpo após a primeira fiscalização. Os dois militares foram conduzidos para a autoridade policial para as devidas providências legais.

Comunicação ICMBio – Operação Novo Eldorado combate garimpo ilegal na Floresta Nacional de Urupadi — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)