Operação Amazônia Verde desmonta 11 garimpos ilegais no Pará

Ação do ICMBio gerou mais de 11 milhões de reais em multas

Vista aérea de garimpo – Foto: Acervo ICMBio

Entre os dias 4 e 22 de março, agentes de fiscalização do ICMBio estiveram em campo para a Operação Amazônia Verde. A ação, que percorreu seis unidades de conservação geridas pelo ICMBio resultou na desativação de 11 garimpos ilegais.  Além do ICMBio, a operação contou com apoio da Força Nacional e do Batalhão de Polícia Ambiental da Polícia Militar do Pará

As unidades alvo da operação: Área de Proteção (APA) do Tapajós,  Florestas Nacionais do Jamanxim e do Amana e Parques Nacionais da Amazônia, do Jamanxim e do Rio Novo estão situados no oeste do Pará, um dos locais com maior pressão para desmatamento e garimpo ilegal.

Os fiscais aplicaram cerca de R$ 11 milhões em multas e autuaram 18 pessoas. No local, eles apreenderam máquinas e equipamentos usados na extração ilegal de ouro e cassiterita, um minério usado na fabricação de estanho metálico. Estima-se que cerca de R$ 10 milhões em máquinas foram apreendidas, tais como escavadeiras hidráulicas, usadas para desmatar e revolver a terra e motores que movimentam bombas e dragas. Os fiscais embargaram 187,91 hectares. O objetivo do embargo é impedir novos danos ambientais para que a vegetação possa se regenerar naturalmente.

Como a maior parte das máquinas não pode ser removida pelos fiscais, já que estão em áreas isoladas, é necessário destruir o equipamento. A ação está amparada no art. 111 do Decreto 6514/2008. Sem a destruição, é possível que os infratores retornem ao local e continuem com os crimes ambientais.

Comunicação ICMBio – Operação Amazônia Verde desmonta 11 garimpos ilegais no Pará — Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (www.gov.br)