Monitoramento florestal e de biodiversidade em pauta

De 10 a 16 de abril, pesquisadores brasileiros e estrangeiros, estudantes, agentes públicos e outros convidados estarão reunidos em Manaus para discutir o futuro do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF). Criado há mais de 40 anos, o programa estuda o funcionamento da floresta e os efeitos da fragmentação florestal e das mudanças climáticas em sua dinâmica e biodiversidade.

Pesquisadores da floresta Amazônica se reúnem para tratar do futuro da pesquisa, da capacitação e da extensão do Programa Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF), do Inpa

O programa produziu inúmeras publicações científicas, teses de mestrado e doutorado, e por ele foram treinados muitos dos cientistas, professores, tomadores de decisão e gestores de unidades de conservação que hoje atuam na Amazônia.

Fundado em 1979 por ideia do conhecido biólogo conservacionista americano Thomas Lovejoy (1941-2021), numa colaboração entre Brasil e Estados Unidos, o PDBFF é o mais antigo estudo de monitoramento florestal de longo prazo da Amazônia. O programa integra uma unidade de conservação federal com o mesmo nome, Área de Relevante Interesse Ecológico (ARIE) PDBFF, localizada no Distrito Agropecuário da Suframa, num contexto de florestas de terra firme, que estão entre as mais diversas de todo o Bioma Amazônia.

Na Revisão Científica do PDBFF, os participantes irão discutir a pesquisa e atuação do programa em face das atuais necessidades, tendências e desafios da conservação e do desenvolvimento sustentável da floresta amazônica, em um contexto de mudanças ambientais profundas. Também haverá um debate interinstitucional sobre os modelos de ocupação do solo no contexto do Distrito Agrícola da Suframa (DAS) e da ARIE-BDFFP.

Inscrições

O encontro em Manaus acontecerá no Hotel Quality, bairro Adrianópolis. As reuniões serão presenciais e transmitidas online, em tempo real, para participação remota, com traduções simultâneas em inglês-português.

Para se inscrever no evento, acesse:    https://forms.gle/paW4b6tSJmBMnHa89.

Os primeiros dias são abertos ao público interessado, mediante inscrição antecipada, já que o espaço é limitado. Os últimos dias são reservados ao planejamento estratégico do Programa em sessões com os pesquisadores do Programa e convidados.

Para mais informações sobre o PDBFF, acesse https://pdbff.org.br

SERVIÇO:
O quê – Revisão Científica do Projeto Dinâmica Biológica de Fragmentos Florestais (PDBFF)
Quando – Entre 10 e 14 de abril
Onde: Hotel Quality, Av. Mário Ypiranga, 1090 – Adrianópolis, Manaus

PUBLICADO POR: INPA – Monitoramento florestal e de biodiversidade em pauta — Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia – INPA (www.gov.br)