Mês dos Povos Indígenas no Museu Goeldi tem programação especial

Programação plural inclui curso de língua Karibe, Trilha Tupi, exposições, venda de produtos e pintura corporal, lançamento de livro, conversas com artistas e pesquisadores indígenas e muito mais. Eventos acontecem de 19 de abril até 6 de maio de 2023, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Para algumas atividades, é necessário agendamento prévio e pagamento de inscrição.

Agência Museu Goeldi – O mês de abril traz programação especial dedicada aos Povos Indígenas no Museu Paraense Emílio Goeldi – MPEG. Com rodas de conversa, oficinas, trilha, lançamento de livro, venda de produtos, pintura corporal e muito mais. As atividades acontecem de 19 de abril até 6 de maio, no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi, que funciona de quarta a domingo, sempre das 9h às 14h.

Uma oportunidade única para quem quer conhecer artistas, pesquisadores e lideranças indígenas e aprender um pouco mais sobre como os conhecimentos e experiências indígenas são importantes para a Amazônia. As celebrações pelo Povos Indígenas na instituição, que se estende ao longo do mês de abril, traz novidades.

A programação do Mês dos Povos Indígenas 2023 foi preparada por educadores e pesquisadores de diversas áreas, indígenas e não-indígenas, reunindo parte da riqueza cultural presente no Museu Goeldi por conta de sua centenária atuação junto a povos indígenas da Amazônia, em diferentes áreas do conhecimento.

A coleção etnográfica do Museu Goeldi, por exemplo, guarda diversos objetos de mais de 120 povos indígenas. Mas, as últimas décadas trouxeram mudanças na forma de pensar e organizar a coleção.  De acordo com as pesquisadoras do Museu Goeldi, Suzana Primo dos Santos e Claudia Lopez Garcés, ao longo do século XX predominou no MPEG uma visão que valorizava os objetos indígenas de modo distante das populações que os produziram. Já nas últimas décadas, o Museu Goeldi passou a contar com coleções organizadas pelos próprios indígenas e com oficinas e projetos para curadoria compartilhada e produção de objetos, especialmente junto a povos como os Mebêngôkre-Kayapó, que possuem uma longa história com o Museu Goeldi.

Escolas – Como parte da programação do Mês dos Povos Indígenas, a Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão, no Parque Zoobotânico, preparou uma programação especial voltada ao público escolar e realizada apenas por agendamento junto ao Núcleo de Visitas Orientadas do Museu Goeldi (NUVOP). Mais informações no e-mail: nuvop@museu-goeldi.br.

As atividades incluem a contação de lendas e histórias indígenas do autor Daniel Munduruku nos dias 19 e 20 de abril. O funcionamento é sempre no mesmo horário do Parque: de quarta a domingo, das 9h às 14h. No dia 27 de abril, também na Biblioteca, haverá a contação de histórias “A história do Livro”, juntando à programação do mês dos povos indígenas também a celebração pelo Dia Internacional do Livro Infantil (02 de abril), Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril), e o Dia Internacional do Livro (23 de abril).

Outra atividade exclusiva para escolares é a trilha “A Gente Fala Tupi?”, destinada a escolas do Ensino Fundamental e também agendada pelo NUVOP, que acontecerá nos dias 19, 20 e 27 de abril, também no Parque Zoobotânico.

Línguas Indígenas – Nos dias 22 e 29 de abril e 06 de maio, quem tiver interesse em conhecer parte da riqueza das línguas indígenas terá essa chance no Curso de Língua Originária, ministrada por Israel Antxefotu, discente da UFPA, no auditório do Centro de Exposições Eduardo Galvão. Parque Zoobotânico do Museu Goeldi. Serão três sábados de atividades sobre a língua Karibe, com carga horária de 9 horas e certificado emitido pelo Museu Goeldi, em parceria com a Associação dos Servidores do Museu Goeldi (ASCON). A inscrição custa R$ 50,00 e pode ser feita por formulário eletrônico clicando aqui.

Lançamento – No dia 25 de abril, às 15h, no canal do Museu Goeldi no YouTube, haverá o lançamento do livro “A Expedição do Guaporé (1933-1935): Cadernos de Campo, Publicações e Acervo”, com os registros da viagem científica realizada por Emil-Heinrich Snethlage pelo alto rio Madeira e vale do rio Guaporé. A obra organizada por Gleice Mere, Rotger M. Snethlage e Alhard-Mauritz Snethlage, publicada pelo Museu Goeldi, ganhou menção honrosa nas categorias Tradução (feita por Gleice Mere) e Projeto Gráfico (projeto de Jamil Ghan) na 8ª edição do Prêmio ABEU (Associação Brasileira das Editoras Universitárias). As sagas da expedição de Emil-Heinrich (que gerou farto e importante material), do resgate e publicação do livro é um enredo de filme que vale a pena conhecer.

Exposição – Já no dia 26 de abril, haverá uma roda de conversa com a cientista social e técnica da Coleção Etnográfica do Museu Goeldi, Susana Primo, sobre a curadoria de objetos indígenas da região do Oiapoque, no Amapá, que fazem parte da Exposição Diversidades Amazônicas. Suzana é do povo Karipuna, habitante dessa região do Amapá.

Também nesse dia, será lançada a animação “Contos Mirabolantes: o Olho do Mapinguari”, dirigido e roteirizado por Andrei Miralha e Petrônio Medeiros, com exibição na Biblioteca de Ciências Clara Maria Galvão, voltada exclusivamente para o público da Escola Olga Benário.

Feira e oficinas – O Mês dos Povos Indígenas terá também venda de produtos e pintura corporal de 26 a 30 de abril, sempre de 9h às 14h. No dia 28, das 9h às 12h, haverá exposição de artesanato e pintura indígena, e atividade de vivência ancestral, com monitoria de Mario Maracaipe (Sociólogo – Seduc / Renovo/ Fns-B) e Israel Antxefotu (Universitário de Arquitetura – UFPA).

Já no dia 29 de abril, o público poderá escolher entre duas oficinas, com certificados emitidos pelo Museu Goeldi mediante pagamento no valor de R$10 aos professores. Uma oficina de dança, ministrada por Denílson Wai Wai, Bismarque Wai Wai, Lidiane Wai Wai, e uma oficina de artesanato, ministrada por Sandra Tekerya, discente do curso de Letras da UFPA.

Dia de Ciência – E no dia 30 de abril, o Domingo é Dia de Ciência encerra a programação do Mês dos Povos Indígenas no Museu Goeldi, com diversas tendas onde os visitantes poderão conversar diretamente com pesquisadores e acessar diversos materiais científicos do Museu Goeldi, e conhecer o artesanato ou fazer pinturas corporais indígenas. Será uma manhã de aprendizado e diversão para toda a família.

Não perca essa oportunidade única de conhecer e celebrar a cultura dos Povos Indígenas!

Texto: Uriel Pinho – Edição: Joice Santos – PUBLICADO POR: MUSEU GOELDI – Mês dos Povos Indígenas no Museu Goeldi tem programação especial — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br)

PROGRAMAÇÃO COMPLETA DISPONÍVEL EM: AGÊNCIA MUSEU GOELDI