Mais de 100 tartarugas são resgatadas em operação no baixo Rio Branco – Roraima

Uma operação realizada pela Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), conseguiu apreender mais de 100 tartarugas, 30 malhadores e 4 pequenas embarcações. Durante a operação também foram encontradas armadilhas, conhecidas como caça sacos, redes feitas com cordas e malhas grossas que ficam no leito do rio. Elas podem medir até 400 metros e, além de tartarugas, podem pegar também outros animais grandes, como botos e peixes-boi.

Tartarugas foram resgatadas em operação – Foto: Divulgação – Postada em Folha de Boa Vista

Também foi apreendida uma arma de grosso calibre e munição e duas pessoas foram conduzidas à delegacia. Neste mês, período de Piracema na região do baixo rio Branco entre os rios Catrimani, Anauá e Agua Boa, foram feitas duas grande apreensões, onde mais de 209 tartarugas e 250 quilos de peixe foram encontrados com traficantes.

Ambas as operações contaram com colaboração da Companhia Independente de Policiamento Ambiental da Polícia Militar, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente da Polícia Civil, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), além da Força Nacional.

A Operação está sendo realizada entre a vila de Santa Maria do Boiaçu e a cidade de Caracaraí, no Baixo Rio Branco, Sul de Roraima. Ela deve continuar até o final do período de Piracema, época considerada crítica. Nesse período, grandes praias no Rio Branco se formam em função da descida no nível do rio. Esses tabuleiros de areia branca são usados pelas tartarugas para desovar. Cada fêmea pode botar até 150 ovos, que são enterrados na areia e começam a eclodir em fevereiro.

VER MAIS EM: