Ibama e PRF destroem mais duas aeronaves usadas em garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami

Medida tem como objetivo interromper apoio logístico aos infratores que agem na região

Foto postada em: Ibama

Brasília (22/04/2023) – O Ibama e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) inutilizaram nesta semana mais duas aeronaves empregadas ilegalmente em atividades relacionadas ao garimpo na Terra Indígena Yanomami. Ao todo, já foram destruídas 20 aeronaves usadas para transporte de insumos e pessoas em territórios isolados da área demarcada.

Após a interrupção do fluxo de embarcações pelos rios Uraricoera e Mucajaí para impedir a entrada de suprimentos, o abastecimento das instalações garimpeiras passou a ocorrer essencialmente pela via aérea.

A extração ilegal de ouro e cassiterita ocorre de maneira descontrolada na região, contaminando rios com mercúrio, destruindo florestas e favorecendo a propagação de malária entre os povos originários.

As condições precárias de segurança das aeronaves, em total desacordo com as exigências da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e a dificuldade de acesso aos locais em que são encontradas tornam necessária a destruição desses equipamentos pelos agentes.

A operação visa enfraquecer as atividades de garimpo e solucionar a crise humanitária que assola as terras Yanomami.

O Ibama permanecerá por tempo indeterminado na região.

Assessoria de Comunicação do Ibama, com informações da PRF – Ibama e PRF destroem mais duas aeronaves usadas em garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami — Ibama (www.gov.br)