Em apoio à Saúde, Defesa leva profissionais e vacinas a 8 mil indígenas em 111 aldeias

Brasília (DF), 27/4/2023 – Para garantir que a população de regiões remotas do Brasil tenha acesso à vacinação, o Ministério da Defesa (MD) e as Forças Armadas atuam em apoio ao Ministério da Saúde (MS) na Operação Gota 2023. Durante a primeira etapa, no Distrito Sanitário Especial Indígena (Dsei) de Alto Rio Negro (AM), a previsão é de que sejam imunizados cerca de 8 mil indígenas do município de São Gabriel da Cachoeira, em 111 aldeias. A capacidade logística das Forças Armadas é fundamental para que o Estado consiga se fazer presente em todo o território nacional.

Um dos pilotos que realiza o transporte dos imunizantes às terras indígenas destacou a importância do suporte logístico. “É um sentimento extremamente nobre poder atuar com o vetor de asas rotativas nas comunidades indígenas do Alto do Rio Negro, levando saúde e cidadania para os povos que vivem em áreas de difícil acesso geográfico e cumprir a missão da Força Aérea Brasileira de integrar o território nacional”, enfatizou.

Durante o ano, estão previstas ainda mais nove missões. A Defesa disponibilizou três aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB), que devem voar cerca de 600 horas para o transporte de materiais e funcionários da saúde. O apoio vai permitir que o MS oferte doses dos mais de 20 tipos de imunobiológicos, que incluem vacina contra a Covid-19 e Influenza, entre outras do Calendário Nacional de Vacinação.

Operação Gota – As campanhas de vacinação da Operação Gota começaram em 1989, no Estado do Amazonas, após a notificação de surtos de sarampo em populações indígenas da região do Rio Juruá (AC e AM). Desde aquele ano, a ação garantiu a imunização de milhares de pessoas, prevenindo surtos e epidemias, e, consequentemente, evitando o ressurgimento de doenças graves, como a poliomielite e o sarampo.

Graças ao apoio logístico das Forças Armadas, a operação também consegue atender comunidades em áreas isoladas nos estados do Acre, do Amapá e do Pará. Somente em 2022, mais de 20 mil pessoas foram imunizadas por meio da iniciativa. O Acordo de Cooperação Técnica 01/2015, de 3 de julho de 2015, celebrado entre o MS e o MD, garante ao MS o apoio logístico necessário às ações de saúde do Governo Federal em prol das comunidades indígenas de difícil acesso e das populações ribeirinhas e quilombolas, em todo o território nacional.

Transporte – Três aeronaves H-60 Black Hawk, um dos modelos mais versáteis da FAB, são as responsáveis pelo transporte de imunizantes aos indígenas. É um helicóptero militar multimissão de médio porte, usado em larga escala para infiltração e exfiltração de tropas e para missões de resgate e busca e salvamento, com velocidade máxima de 295 km/h.

Por Rayane Bueno
Fotos: Força Aérea Brasileira (FAB)
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD) – Em apoio à Saúde, Defesa leva profissionais e vacinas a 8 mil indígenas em 111 aldeias — Ministério da Defesa (www.gov.br)