Diálogo e promoção dos direitos dos Povos Indígenas são destaques nesta quinta-feira (27) na Funai

Demarcação territorial, direitos humanos e políticas públicas foram alguns dos assuntos discutidos nesta quinta-feira (27) na sede da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai). A presidente do órgão, Joenia Wapichana, recebeu indígenas e autoridades ao longo do dia em Brasília.

Foto: Acervo Funai

Dentre os Povos Indígenas recebidos, estão os Guarani, Munduruku, Kayapó, Puroborá, Migueleno, Kujubim, Kayabi, Arara, Panará e lideranças do estado da Bahia e da região do Rio Madeira, do estado do Amazonas.

Em destaque, o cacique Raoni Metuktire, do povo Kayapó, acompanhado de uma delegação de cerca de 20 indígenas, pediu reforço das ações da Funai nas aldeias. Na ocasião, foram discutidas a retomada de processos fundiários, medidas de apoio a atividades produtivas e roças tradicionais, projetos culturais e reforço na infraestrutura da Funai.

Joenia também se reuniu com a diretora regional do Artigo 19 Brasil, Denise Dourado Dora, para tratar das medidas que podem ser adotadas para assegurar o cumprimento das determinações da Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) no âmbito da medida cautelar que trata dos graves riscos de danos irreversíveis à integridade pessoal e à vida de 11 membros da União dos Povos Indígenas do Vale do Javari, bem como da garantia da não repetição dos fatos que levaram aos assassinatos do indigenista Bruno Pereira e do jornalista Dom Phillips.

Durante as reuniões, Joenia Wapichana se comprometeu a dar encaminhamento a todas as questões levantadas. “Estamos do mesmo lado. No que depender de mim, vamos avançar em todas as questões trazidas a meu conhecimento até o momento”, afirmou.

Joenia tem aproveitado a realização do 19º Acampamento Terra Livre (ATL) para receber o maior número de reivindicações possíveis das lideranças de todo o Brasil. O evento reúne cerca de 6 mil indígenas na Capital Federal ao longo desta semana.

Assessoria de Comunicação/Funai – Diálogo e promoção dos direitos dos Povos Indígenas são destaques nesta quinta-feira (27) na Funai — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br) 

Relacionadas: