Centro de Referência em Saúde Indígena é inaugurado em terra Yanomami

Unidade foi aberta nesta sexta-feira em Surucucu

Surucucu (RR), 09/02/2023 – Mulheres e crianças yanomami em Surucucu, na Terra Indígena Yanomami. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O território Yanomami em Surucucu recebeu um Centro de Referência em Saúde Indígena para combater crise humanitária de saúde no local. A unidade foi inaugurada nessa sexta-feira (21) e é preparada para atendimentos de urgência, consultas, exames e o tratamento de malária e desnutrição. Desde o começo do ano, o governo federal mobiliza uma operação interministerial para o atendimento aos povos dessa região.

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, destacou a agilidade na realização do projeto. “Três meses após termos declarado a Emergência em Saúde Pública no território por desassistência, já avançamos muito frente a inadmissível situação de abandono encontrado”.

O Centro de Referência foi projetado para atender quase 3 mil pessoas de 46 aldeias, sendo cerca de 100 pacientes por dia. A ministra Nísia explicou a importância do centro.

“É uma conquista importante para garantir a assistência na região, que foi uma das mais afetadas. Com essa estrutura reduziremos as remoções para Boa Vista, capital de Roraima, dessa maneira, reduzindo o impacto no sistema de saúde da capital e também atendendo melhor próximo ao território de moradia de tantos indígenas do povo yanomami”.

A equipe contará com cerca de 30 profissionais entre médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, nutricionistas e técnicos de nutrição, técnicos de laboratório e farmacêuticos.

A unidade é dividida em ala ambulatorial, sala de acolhimento e triagem, salas de estabilização, consultórios, lactário, farmácia, laboratório e microscopia. A estrutura permanente também terá refeitório, centro de convivência e redários. A recuperação nutricional de crianças que foram encontradas em estado de saúde crítico é um dos principais focos das ações.

Ouça também na Radioagência Nacional – EBC

PUBLICADO POR: Centro de Referência em Saúde Indígena é inaugurado em terra Yanomami | Agência Brasil (ebc.com.br) 

FAB presta apoio logístico à comitiva do Governo Federal em Roraima. A comitiva esteve em Roraima para a inauguração do Centro de Referência em Saúde Indígena, nesta sexta-feira (21/04)

O Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), nesta sexta-feira (21/04), por meio da Força Aérea Brasileira (FAB), prestou apoio logístico à uma comitiva do Governo Federal, para a inauguração do Centro de Referência em Saúde Indígena, em Surucucu.

Na ocasião, estavam presentes a ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; a deputada federal Célia Nunes Correa; o secretário de Saúde Indígena do Ministério da Saúde, Ricardo Weibe Tapeba, e a presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joênia Wapichana.

O Centro de Referência em Saúde Indígena foi instalado no polo base de Surucucu, no extremo Oeste da reserva, próximo à fronteira com a Venezuela, e deve atender casos graves de desnutrição e malária.

A expectativa do Ministério da Saúde (MS) é que a unidade torne-se um serviço permanente, mesmo após o fim da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional [Espin].

FONTE: FAB presta apoio logístico à comitiva do Governo Federal em Roraima – Força Aérea Brasileira    

Relacionada:

Funai participa de inauguração de Centro de Referência de Saúde na Terra Indígena Yanomami — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)