Acampamento Terra Livre e ações nos distritos indígenas do Amazonas marcaram semana da Sesai

O secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, participou da 19ª edição do Acampamento Terra Livre (ATL), em Brasília, entre os dias 24 e 28 de abril. Iniciativas promovidas pela Secretaria de Saúde Indígena (Sesai) nos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dsei) amazonenses encerraram o mês dos povos originários. Esses foram alguns dos destaques da Sesai nesta semana.

Foto: Fábio Miranda/MS

Confira os destaques:

Terça-feira (25)

O Distrito Sanitário Especial Indígena Vale do Javari, no Amazonas, realizou solenidade de posse do novo coordenador distrital, Kora Kanamari. Marcaram presença autoridades locais, representantes da Univaja, representantes das associações de base, lideranças indígenas e profissionais de saúde.

No mesmo dia, a coordenação do DSEI Médio Rio Solimões e Afluentes, em parceria com a Prefeitura de Tefé (AM), realizou na aldeia Barreira de Cima a ação “Imunização e Atualização da Carteira Vacinal”, que faz parte do Programa Saúde na Escola. O evento ocorreu na escola indígena Arca de Noé e contou com a participação de alunos, professores e comunidade em geral.

Ainda no dia 25 de abril, Dia de Combate à Malária, o Dsei Alto Rio Solimões realizou oficina sobre prevenção da doença. A ação conjunta com os Agentes de Combate às Endemias do Distrito e do município, orientou a população e profissionais sobre os métodos de prevenção e importância da busca ativa dos pacientes sintomáticos pelos Agentes de Saúde Indígena.

Sexta-feira (28)

O secretário de Saúde Indígena, Weibe Tapeba, marcou presença no 19º Acampamento Terra Livre (ATL), considerada a maior mobilização dos povos indígenas do Brasil. Ocorrido na capital do país, na última semana de abril, o evento reuniu cerca de cinco mil indígenas, de mais de 100 etnias.

Durante o último dia do evento, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou um decreto para homologar seis terras indígenas, as primeiras a serem criadas desde 2018. Para Weibe, a iniciativa representa uma importante conquista para as nações originárias, apesar dos desafios ainda existentes.

“É um dia histórico para os povos indígenas do Brasil. Essas homologações inauguram a retomada de nossas terras. Esse aceno alimenta a esperança pela regularização das terras indígenas ainda pendentes no país”, afirmou.

Saiba mais

Para outras informações, notícias e novidades, acesse o portal gov.br/saude e acompanhe as redes sociais do Ministério da Saúde.

Ministério da Saúde – Acampamento Terra Livre e ações nos distritos indígenas do Amazonas marcaram semana da Sesai — Ministério da Saúde (www.gov.br)