Abril Indígena 2023: programação da Funai tem início na próxima segunda-feira (03) – Atualizado

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) dá início na próxima segunda-feira (03) à programação do Abril Indígena 2023. Ao longo do mês, serão promovidas uma série de atividades na sede do órgão, em Brasília, tendo como mote a retomada e reconstrução da Funai para a garantia dos direitos indígenas.

Foto: Acervo/Funai

A solenidade de abertura dos trabalhos ocorre na segunda (03), às 9h30, no Auditório Multiuso, e terá a presença de lideranças indígenas e autoridades do Governo Federal. Nos dias posteriores, a programação contará com ciclo de palestras e debates sobre o fortalecimento da Funai e a promoção dos direitos indígenas. Haverá ainda a exibição de vídeos, exposição de fotos e uma semana dedicada à arte indígena. A programação detalhada será divulgada nos próximos dias.

Durante o chamado Abril Indígena, diferentes povos organizam uma série de ações de mobilização pelos direitos dos povos tradicionais. “Neste ano, a Funai chamará atenção para o processo de resgate dos direitos indígenas que estamos vivendo no Governo Lula. Após anos de desmonte, a Funai está sendo reconstruída e retoma, agora, a sua missão institucional, pautando discussões importantes para os povos indígenas”, pontua a presidente da Funai, Joenia Wapichana.

ATL 2023

Além de organizar a sua própria programação no mês de abril, a Funai marcará presença no Acampamento Terra Livre, a maior mobilização do movimento indígena que ocorre entre os dias 24 e 28 de abril em Brasília. A luta contra a violência enfrentada pelos povos indígenas já mobiliza a construção da agenda unificada do evento, que chega à sua 19° edição.

Serviço:

Abril Indígena 2023 – Funai*

03/04 – Solenidade de abertura (9h30)
04 a 06/04 – Ciclo de palestras sobre fortalecimento da Funai
10 a 11/04 – Ciclo de palestras sobre direitos indígenas
17/04 – Exposição de fotos
17/04 – Abertura da Semana Arte Indígena
18/04 – Exibição de vídeo

*a programação ocorre na Sede da instituição: SCS – Quadra 09, Bloco B, Edifício Parque Cidade Corporate, 3° andar, Auditório Multiuso, Brasília-DF.

Assessoria de Comunicação / Funai – Abril Indígena 2023: programação da Funai tem início na próxima segunda-feira (03) — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)   

Relacionadas: