Venezuela – Eles acusam Bolívar e Amazonas de estarem “seriamente expostos” ao mercúrio

Durante o ano de 2022, o Projeto EPA denunciou em diversas ocasiões a extração mineira na área que compõe o Arco Mineiro do Orinoco.

Foto postada em: Correo del Caroní

O sul do país está “seriamente exposto” ao mercúrio como resultado da mineração ilegal que ocorre na área, que inclui estados como Bolívar e Amazonas, alertou a iniciativa venezuelana Projeto de Educação, Produção e Meio Ambiente (EPA) na quinta-feira.

“O mercúrio está causando sérios problemas ao meio ambiente, envenenando o ar e a água. O sul da Venezuela está severamente exposto por esse elemento, devido à mineração ilegal por organizações criminosas”, disse o Projeto EPA em uma mensagem postada em sua conta no Twitter.

Por ocasião da comemoração do Dia do Compromisso Internacional com o Controle do Mercúrio, o Projeto EPA lembrou que se trata de um elemento químico que gera “doenças no sistema nervoso, reprodutivo, digestivo, (…) além de prejudicar ecossistemas, fauna e flora”.

“Uma vez que o mercúrio é liberado, certas bactérias podem transformá-lo em metilmercúrio, acumulando-se em peixes e mariscos, o que deixou consequências terríveis no meio ambiente e na saúde das comunidades”, disse ele.

Ele garantiu que, no caso das áreas afetadas no sul da Venezuela, os efeitos do mercúrio causaram a morte de indígenas e mineiros, embora não tenha detalhado quantos e em que período.

“Os efeitos tóxicos do mercúrio fizeram com que os povos indígenas e mineiros perecessem no processo de exploração de depósitos de minerais e metais preciosos”, disse ele.

O Arco Mineiro

Durante o ano de 2022, o Projeto EPA denunciou em diversas ocasiões a extração mineira na área que compõe o Arco Mineiro do Orinoco, localizado em Bolívar e Amazonas, além do Delta Amacuro, onde existem “um total de 36 áreas protegidas entre monumentos nacionais e naturais”.

Esta faixa, com uma extensão aproximada de 111 mil quilômetros quadrados do território de Guayana Esequiba até a fronteira com a Colômbia, tem grandes reservas de ouro, coltan, diamantes, ferro, bauxita e outros minerais.

A EPA informou que é uma das “áreas mais ricas” que foi convertida em palco de crimes de diferentes tipos, por causa da extração da riqueza que contém.