Pista de pouso é recuperada para a entrega de suprimentos na Amazônia

Boa Vista (RR)Militares do Exército Brasileiro (EB), em atuação no Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), realizaram a recuperação da pista do Aeródromo de Surucucu (RR). Os trabalhos na pista possibilitaram o reestabelecimento do aeródromo, com o primeiro pouso de aeronave de asa fixa C-105 Amazonas realizado no dia 1º de março.

Recuperação da pista do Surucucu – 6º BEC

Os trabalhos de engenharia foram iniciados no dia 14 de janeiro com 17 militares de diferentes especialidades. As obras foram executadas em regime de urgência, revezando-se com jornadas de até 18 horas por dia. Para isso, o 6º Batalhão de Engenharia de Construção utilizou equipamentos como máquina de cortar asfalto, compactador de solos, soprador, torre de iluminação e insumos, com destaque para o recebimento de material por meio de lançamentos aéreos.

Ao todo, foram recuperados 500 m² da pista. Às 15h33 do dia 1º janeiro, o avião C-105 Amazonas pousou na pista carregando equipamentos, remédios e donativos em apoio ao povo indígena Yanomami.

O avião C-105 Amazonas é um cargueiro militar tático, utilizado pela Força Aérea Brasileira, com capacidade de mais de 9 toneladas de transporte de carga e substituiu o C-115 Buffalo, atuando na região amazônica em missões de transporte aéreo logístico, aeroterrestre, lançamento aéreo, evacuação aeromédica, busca, salvamento e paraquedismo. Os Amazonas são aeronaves com decolagem e pouso curto, que necessitam de apenas 320 metros para a decolagem e 670 metros para o pouso.

Operação Yanomami

Publicado em 20 de janeiro de 2023, o Decreto Presidencial nº 11.384 instituiu o Comitê de Coordenação Nacional para Enfrentamento à Desassistência Sanitária das Populações em Território Yanomami. Em complemento ao referido decreto, foi editado em 30 de janeiro de 2023, o Decreto Presidencial nº 11.405, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami a serem adotadas por órgãos da administração federal, com atuação dos Ministérios da Defesa, da Saúde, do Desenvolvimento Social e Assistência Social, da Família e Combate à Fome e dos Povos Indígenas.

Em 3 de fevereiro de 2023, por meio da Portaria GM-MD nº 710, do Ministério da Defesa, foi aprovada a Diretriz Ministerial que ativou o Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz) e orienta o apoio das Forças Armadas para as ações de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no Território Yanomami, localizado na área do Estado de Roraima e parte do estado do Amazonas.

Desde o início das atividades, as principais ações das tropas empregadas já ultrapassaram: 1.690 atendimentos no Hospital de Campanha (H Cmp) da FAB; mais de 11.500 cestas básicas entregues, totalizando mais de 200 toneladas de materiais transportados; além de cerca de 130 evacuações aeromédicas. As operações mobilizaram, até o momento, mais de 500 militares, além de terem superado 1.460 horas de voo em aeronaves militares.

Fonte: 6º BEC – Pista de pouso é recuperada para a entrega de suprimentos na Amazônia – Noticiário do Exército (eb.mil.br)