PF desmobiliza garimpos em Canaã dos Carajás/PA

Belém/PA – Neste sábado, (18/03), a Polícia Federal e o Ibama deflagraram as Operações Vila Nova Jerusalém e Serra Dourada do Cobre, ambas em Canaã dos Carajás/PA.

Foto: Polícia Federal DPF

Duas pessoas foram presas em flagrante, 14 motores inutilizados e dois veículos apreendidos durante a ação, na zona rural da cidade. Com apoio do ICMbio e da Força Nacional, 50 agentes de segurança se dividiram entre as duas áreas, distantes cerca de 15 quilômetros entre si. Veículos e maquinários pesados são inutilizados quando há impossibilidade de remoção.

Os garimpos ilegais desmobilizados neste sábado são do tipo galerias; escavações em que são utilizados explosivos para extração de cobre, causando sério dano ambiental, além do risco à saúde das próprias pessoas que exploram ilegalmente a atividade.

O de Vila Nova Jerusalém fica localizado no Parque Nacional dos Campos Ferruginosos, uma área de Proteção Federal. Já o de Serra Dourada do Cobre é uma área particular, sem a licença para a extração de minérios.

Ambos são pontos recorrentes de extração ilegal de cobre, alvos de operações em agosto e dezembro de 2022. A partir de notícia-crime apresentada acerca da devastação causada nas áreas de extração ilegal de cobre, a PF abriu inquérito e iniciou a investigação. Foram realizados sobrevoos no local sendo possível constatar a existência de intensa atividade nos pontos de extração ilegal de minério.

Se confirmada a hipótese criminal, os responsáveis poderão responder por crimes ambientais, crime de usurpação de recursos da União (extração ilegal de minério), associação criminosa, dentre outros. As investigações seguem em andamento.

Comunicação Social da Polícia Federal no Pará – PF desmobiliza garimpos em Canaã dos Carajás/PA — Polícia Federal (www.gov.br)