Pesquisa descobre fungo capaz de descontaminar solos com mercúrio

Um grupo de pesquisadores da Universidade Federal de Mato Grosso descobriu uma nova espécie de fungo capaz de descontaminar solos com mercúrio, metal tóxico para o ser humano.

O microrganismo foi identificado na planta do Pantanal Mato-grossense conhecida como Corticeira, encontrada no município de Poconé, a 105 km de Cuiabá.

Essa região teve um longo período de exploração de ouro de maneira artesanal, desde a sua descoberta em 1977, que deixou resíduos de mercúrio no ambiente.

A ideia da pesquisa foi encontrar uma solução para descontaminar o local. Dessa forma, a equipe procurou por áreas contaminadas com mercúrio, recolheu amostras do solo e de plantas e encaminhou ao laboratório, em Cuiabá.

O coordenador da pesquisa, professor Marcos Antônio Soares, explica que o fungo que reduz a quantidade de mercúrio foi identificado após cultivo em laboratório.

De acordo com o professor, o fungo pode retirar o mercúrio de duas formas, sendo adicionado ao solo ou colocado dentro de plantas, que também fazem a retirada do metal.

Agora, o próximo passo da pesquisa será testar o fungo no meio ambiente.

Os fungos são organismos vivos muito pequenos e que podem ser vistos com ajuda de uma lupa ou microscópio. Eles vivem no solo, na água ou com plantas e animais, inclusive com o homem.

PUBLICADO POR: RADIOAGÊNCIA NACIONAL EBC – Pesquisa descobre fungo capaz de descontaminar solos com mercúrio | Radioagência Nacional (ebc.com.br)