Pelotão de Fronteira apoia Censo 2022 em terra yanomami

Brasília (DF) – Recenseadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) realizam a última etapa da coleta de informações junto à população indígena da Terra Yanomami, no estado de Roraima. A operação aérea para recenseamento conta com apoio logístico do Exército Brasileiro, que realizou o transporte de combustível de aviação para os helicópteros e fornecimento de alojamento no 4º Pelotão Especial de Fronteira, em Surucucu.

A ação foi articulada pelo Ministério do Planejamento e Orçamento (MPO), junto aos ministérios da Saúde, da Defesa, da Justiça e Segurança Pública, dos Povos Indígenas e da Casa Civil, além do Estado-Maior das Forças Armadas. O Exército emprega, na região, as tropas do Comando Operacional Conjunto Amazônia.

Conforme o gerente de Territórios Tradicionais e Áreas Protegidas do IBGE, Fernando Damasco, os polos de saúde indígena servirão de ponto de apoio para os recenseadores durante a realização dos trabalhos, que devem durar 30 dias. A operação censitária vai visitar 169 comunidades em Roraima e três no Amazonas.

“É estratégica para execução de voos no interior da Terra Yanomami a localidade de Surucucu, onde o apoio de alojamento fornecido pelo Exército também se torna fundamental para viabilizar nosso trabalho. Afinal, abriga uma equipe fixa de coordenação e funciona como posto de passagem para os recenseadores que vão realizar as entrevistas nas comunidades. Sem essa cooperação, seria impossível realizar o Censo, contando toda a população residente nessa região”, enfatizou Damasco.

Importância estratégica do 4° PEF

O 4° Pelotão Especial de Fronteira é considerado estratégico para a soberania nacional e para autonomia dos povos indígenas no extremo norte do Brasil. Instalado em 1988, está sediado no município de Alto Alegre, sendo responsável pela vigilância de parte da fronteira seca com a Venezuela. Nos arredores, vivem cerca de 3.000 indígenas de diversas etnias, distribuídos em 19 comunidades.

O acesso por via aérea é o único meio de chegar à região, onde fica o Aeródromo de Surucucu. A pista está localizada a 270 quilômetros da capital Boa Vista. A infraestrutura local possibilita o apoio logístico e operacional às ações de diversos órgãos, como Polícia Federal, Ibama, IBGE e Funai, fornecendo ainda alojamentos, alimentação e equipamentos.

Pertencente ao Comando de Fronteira Roraima / 7º Batalhão de Infantaria de Selva, o pelotão tem atuado nas ações de enfrentamento da Emergência em Saúde Pública e de combate ao garimpo ilegal no território Yanomami. O efetivo conta também com soldados de origem indígena, com destacada atuação como guias e intérpretes.

Censo Demográfico 2022

O censo ou recenseamento demográfico é um estudo estatístico referente à população, que possibilita o recolhimento de várias informações importantes para a integração nacional. É a forma de conhecer detalhadamente como é e como vive o povo brasileiro, permitindo traçar um retrato abrangente do país. Os dados são utilizados para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto pelo governo quanto pela iniciativa privada.

Fonte: CCOMSEx e o Comando Operacional Conjunto Amazônia – Pelotão de Fronteira apoia Censo 2022 em terra yanomami – Noticiário do Exército (eb.mil.br)