No AM, fortes chuvas fazem nível do Rio Negro subir mais de um metro em março

MANAUS – Devido as fortes chuvas que atingiram Manaus nos últimos dias, o nível do Rio Negro subiu 1,24 metro na primeira quinzena do mês de março, segundo dados disponíveis no site do Porto de Manaus. No dia 1º, o nível do rio estava em 24,21 metros, já nesta quarta-feira, 15, a média está em 25,45 metros.

Rio Negro. Foto: Divulgação/Porto de Manaus

O volume de água tem subido de 8 a 11 centímetros por dia. No mesmo período do ano passado, o Rio Negro subiu 1,11 metro, no dia 1º de março de 2022, a marca era de 24,52 metros e, no dia 15 do mesmo mês, já estava marcando 25,63 metros.

Normalidade
De acordo com a pesquisadora em geociências do Serviço Geológico do Brasil – CPRM, Jussara Cury, no momento, o nível do Rio Negro, em Manaus, está na faixa da normalidade e essa subida acelerada se dar por conta da alta concentração de chuvas na cidade.

“Essa intensidade na subida no mês de março ocorreu em decorrência da concentração de chuvas na parte Norte da bacia. Pelo método utilizado para previsão, é necessária a consolidação das cotas do mês de março, que ainda está em curso”, relatou a pesquisadora.

O Serviço Geológico do Brasil informou que vai divulgar o primeiro alerta de cheias para o Amazonas no próximo dia 31 de março. Em 2022, o alerta da cheia apontou que o nível da água ia atingir 29,40 metros, considerando 80% de confiança.

Volume de chuva
De acordo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden/MCTI), a média prevista para o mês de março é de 300 milímetros em Manaus. As áreas que se concentraram os maiores volumes de chuva até o momento são as zonas Oeste, com 247,6, e a Leste, com 240,8.

A Zona Leste, inclusive, foi cenário de uma tragédia de repercussão nacional. Um deslizamento de terras atingiu 11 casas e vitimou oito pessoas na noite de domingo, 13, no bairro Jorge Teixeira. As vítimas foram identificadas como Clebson Nunes Barbosa, Kaleb Mendes Nunes, Jucicleia Barbosa da Silva, Eloísa de Lima Referino, Rosmig Yelena Salazar, Dainelson Rosniel Alvarado Salazar, Ilan Yoan Franco Colares e Israel Jonniel Franco.

Segundo a Defesa Civil do município, a média de chuva no domingo, 12, foi de 97,2 milímetros (mm) em toda a cidade. Na Zona Leste, área onde ocorreu a tragédia, foram registrados 102,6mm de chuva.

O Cemaden apontou, desde 2016, a capital Manaus como a que mais recebeu avisos de risco de deslizamentos de terra. O prefeito de Manaus, David Almeida, afirmou que a cidade tem mais de mil áreas de risco e dessas 62 são de extremo risco e estão sendo monitoradas.

Eduardo Figueiredo – Da Agência Amazônia – Republicação gratuita, desde que citada a fonte. AGÊNCIA CENARIUM – No AM, fortes chuvas fazem nível do Rio Negro subir mais de um metro em março – Agência Amazônia (aamazonia.com.br)