Mamirauá organiza livro sobre desastres naturais hidrológicos no Brasil

Obra foi escrita de forma coletiva por mais de 70  pesquisadores; Lançamento oficial ocorre no próximo dia 7 de março, no Rio de Janeiro

Cerca de 63 mil ocorrências de desastres naturais entre os anos de 1991 e 2020 no Brasil, é o que aponta um documento publicado pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) junto com outros órgãos e instituições. Diante do número elevado das catástrofes ambientais, um grupo de pesquisadores desenvolveu  levantamentos, análises e estudos sobre desastres marcantes ocorridos no Brasil, sobretudo, desencadeados por falta ou excesso de água que estão compilados no livro “Desastres e Água: Eventos históricos no Brasil”, editado pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos e organizado por pesquisadores de várias instituições brasileiras.

A obra tem a participação do coordenador do Grupo de Pesquisas em Análise Geoespacial, Ambiente e Territórios Amazônicos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM), Ayan Fleischmann, além da contribuição de mais de 70 pesquisadores brasileiros que trabalham com o tema de desastres naturais hidrológicos. De acordo com Ayan, a ideia da publicação surgiu a partir dos estudiosos do tema perceberem a necessidade das regiões brasileiras se prepararem para desastres futuros.

“Vimos a necessidade de descrever os grandes desastres naturais patrocinados pela água que já aconteceram e exerceram forte impacto no nosso país para que, desta forma, consigamos nos preparar para eventos futuros. Tudo isso se potencializa no contexto de mudanças climáticas, desastres climáticos cada vez mais frequentes”, afirma Ayan.

Ainda segundo o pesquisador, com a publicação do livro, os autores buscam incentivar o debate sobre a gestão de risco de desastres sob um olhar crítico e social.“É muito claro os impactos que estes desastres têm trazido para a população de todo o país. Todas as análises expressas nos 19 capítulos do livro reforçam a ideia de que esses incidentes acontecem o tempo todo e de forma distribuída no território nacional e que precisamos tirar lições para evitarmos os impactos negativos”.

Além de trazer estudos técnicos e científicos sobre os desastres naturais, principalmente os hidrológicos que têm afetado o Brasil, a obra também aborda os diferentes impactos socioambientais e econômicos dos desastres e a forma que eles afetaram as diferentes populações do país.

“No total foram documentados neste livro mais de 1600 óbitos e 1 bilhão de reais em prejuízos econômicos, além da morte de milhares de animais, ocasionados por desastres de diferentes tipos. Muitos dos desastres aqui registrados não trazem o número de pessoas afetadas, óbitos e prejuízos econômicos, muitas vezes pela falta de registro por parte dos municípios, ou seja, os números aqui relatados podem ser muito maiores”, trecho do livro (página 394).

O lançamento oficial do livro acontece hoje, no  dia 7 de março, no Encontro Nacional de Desastres, que ocorre em Niterói, no Rio de Janeiro, e contará com a presença de representantes da sociedade civil de várias partes do Brasil, pesquisadores e acadêmicos da área de desastres naturais.

 A obra já está disponível para download na versão digital.

Texto: Nayá Tawane – PUBLICADO POR: INSTITUTO MAMIRAUÁ – Mamirauá organiza livro sobre desastres naturais hidrológicos no Brasil (mamiraua.org.br)