IBGE estima que metade da população Yanomami não esteja contabilizada

Censo Demográfico na Terra Indígena começa na próxima segunda-feira

Brasília (DF) 02/03/2023 A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara e o presidente interino do IBGE, Cimar Azevedo, durante assinatura de termo de cooperação interministerial para finalização do Censo Demográfico na Terra Yanomami. Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom – Agência Brasil

Os ministérios do Planejamento, da Justiça e Segurança Pública e dos Povos Indígenas assinaram, nesta quinta-feira (02), um termo de cooperação com o IBGE para finalizar o Censo Demográfico na Terra Indígena Yanomami. 

A ação começa na próxima segunda-feira (06) e deve durar entre 20 e 30 dias. O IBGE estima que falta a contagem de cerca de metade da população que vive na região.

A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, defendeu a credibilidade do IBGE e ressaltou o simbolismo de encerrar o censo com a população indígena.

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, afirmou que o país vive um momento de “negacionismo censitário” e disse que colocará três helicópteros à disposição dos pesquisadores.

A Polícia Rodoviária Federal e o Ministério da Defesa também vão participar da operação do censo no território Yanomami.

PUBLICADO POR: RADIOAGÊNCIA NACIONAL EBC – IBGE estima que metade da população Yanomami não esteja contabilizada | Radioagência Nacional (ebc.com.br)