A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, participou nesta quarta-feira (8) da XXIII Assembleia Geral Ordinária da Associação dos Povos Indígenas da Terra Indígena São Marcos, na comunidade indígena Campo Alegre, região Baixo São Marcos, em Boa Vista (RR). O evento discute o planejamento das ações que serão desenvolvidas na TI ao longo do ano, com a presença de lideranças, organizações indígenas e representantes governamentais, entre outros.

Foto: Lohana Chaves/Funai

Realizada de 7 a 10 de março, a assembleia reúne lideranças de 49 comunidades, que representam cerca de 9 mil indígenas. Na ocasião, Joenia Wapichana recebeu uma série de demandas da comunidade envolvendo a implementação de políticas públicas, melhorias estruturais e indenizações decorrentes da construção de empreendimentos. Segundo ela, a participação da Funai no evento mostra que a instituição retomou o diálogo com os povos indígenas.

“A presença da Funai em assembleias indígenas é de extrema importância para ouvirmos as demandas locais e falarmos da obrigação institucional e constitucional da Fundação na defesa dos territórios indígenas, no desenvolvimento de políticas públicas voltadas à proteção e ao desenvolvimento sustentável nas comunidades. A Funai retorna, com o Governo Lula, a participar de assembleias indígenas e a ter como prioridade a defesa dos direitos indígenas”, pontuou a presidente.

A liderança Leoma Ferreira destacou a relevância da presença de Joenia no encontro, bem como da coordenadora regional da Funai em Roraima, Marizete Macuxi, que acompanhou a presidente no evento. “É muito significativo recebermos essas duas mulheres na Terra Indígena São Marcos no Dia Internacional da Mulher. É um grande avanço a representatividade que temos hoje a nível nacional e queremos avançar ainda mais na direção dos resultados positivos que tanto almejamos”, frisou.

Marizete tomou posse na segunda-feira (6) em uma solenidade realizada em Boa Vista. “É uma honra e uma grande alegria participar desta assembleia e representá-los como coordenadora regional da Funai em Roraima. O movimento indígena mostra mais uma vez a sua força de lutas. Agora é a nossa vez. Estamos retomando a Funai e precisamos reconstruí-la juntos”, assinalou.

O convite à Funai partiu da Associação dos Povos Indígenas da Terra São Marcos (APITSM). Para o coordenador-geral da APTISM, Marcello Pereira, a presença da instituição em um evento deste porte traz novas perspectivas para os povos indígenas. “Nos últimos quatro anos, os povos indígenas sofreram muitos ataques e presenciamos diversos retrocessos. Com Joenia Wapichana, de Roraima, à frente da Funai, vemos um futuro promissor, de oportunidades, com a reconstrução de tudo que foi destruído. Que as comunidades e os povos indígenas possam alcançar seus objetivos, o fortalecimento de organização e a melhoria na qualidade de vida na Terra Indígena São Marcos. Só temos a agradecer a presença da presidente Joenia“, afirmou.

Assessoria de Comunicação/ Funai – Funai marca presença na XXIII Assembleia Geral da Associação dos Povos Indígenas da Terra Indígena São Marcos — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)

Relacionadas: