Festa Anual da Árvore do Museu Goeldi tem o Uxi como símbolo

A espécie amazônica uxipuçu, com usos na culinária e na medicina popular, vem se tornando cada vez mais rara em Belém, cidade conhecida pela gastronomia e variedade de frutos comercializados. Além de oficinas e trilha, a programação inclui a exposição de pesquisas e tem como novidade a mostra de produtos como biojóias, frutas, sucos, polpas, doces e ervas. A Festa da Árvore do Museu Goeldi acontece de 22 até 26 de março, no Parque Zoobotânico da instituição. Inscrições abertas.

Agência Museu Goeldi – Originária da Amazônia, seus efeitos medicinais são considerados milagrosos no saber popular e sua madeira é tida como de boa qualidade. Tem frutos nutritivos e saborosos, que podem ser usados em farinhas, doces, sorvetes e licores. Seu nome popular é Uxi, e o científico é Endopleura uchi (Huber) Cuatrec. O Uxi é a grande homenageada da Festa Anual da Árvore do Museu Goeldi, que acontece de 22 a 26 de março, no Parque Zoobotânico. Apesar de suas inúmeras e diversificadas qualidades, a árvore Uxi está desaparecendo das paisagens de Belém.

Educadores, o setor de Flora do Parque Zoobotânico e pesquisadores da Botânica do Museu Goeldi prepararam uma programação dinâmica para o público, com atividades educativas que enfocam diversos aspectos de algumas espécies de árvores frutíferas amazônicas e sua importância sócio-cultural e econômica, além de vários temas relacionados a Floresta Amazônica.

Programação – A Festa Anual da Árvore tem como objetivo conscientizar a população para o papel e importância das árvores, ensinar como são indispensáveis para o equilíbrio ambiental e explicar quais são as ameaças a sua existência. Todos os anos, uma espécie ameaçada de extinção é escolhida como símbolo da festa. Em 2023, essa árvore é o Uxi, espécie nativa que têm desaparecido junto com os quintais da cidade de Belém, capital do Pará.

A primeira atividade da Festa Anual da Árvore 2023, programada para 22 e 23 de março, é uma Oficina de Identificação de Plantas, a ser ministrada pelo Dr. Antônio Elielson, especialista do herbário do MPEG e autor de livros infantis. Inscrições em https://forms.gle/sW8RNjXbLFQVe3LA9

Para saber mais sobre a relação dos seres humanos com as plantas, o evento oferece a Oficina de Etnobôtanica, no dia 23 de março, com o Dr. Pedro Glécio, pesquisador do Programa de Capacitação Institucional (PCI) na Coordenação de Botânica do Museu Goeldi. Inscrições neste link:  https://forms.gle/sW8RNjXbLFQVe3LA9

Já a oficina Cultivando Plantas Amazônicas, no dia 24 de março, com a Dra. Monyck Lopes, pesquisadora do Programa de Capacitação Institucional (PCI) da Coordenação de Botânica do Museu Goeldi, vai compartilhar noções básicas sobre produção e também cuidados com as mudas de espécies amazônicas. Inscrições em https://forms.gle/sW8RNjXbLFQVe3LA9

Escolas previamente agendadas poderão fazer a Trilha das Palmeiras no período de 22 a 24 de março, sempre das 9h às 12h. Uma oportunidade de conhecer as palmeiras nativas da Amazônia, suas características, usos e importância para a população local. O Parque Zoobotânico tem a maior coleção de palmeiras de Belém. Inscrições pelo e-mail nuvop@museu-goeldi.br

No dia 26 de março, durante a programação Domingo é Dia de Ciência no Parque Zoobotânico haverá apresentação de pesquisas feitas pelo Museu Goeldi, e de produtos relacionados às frutas da Amazônia (biojóias, frutas, sucos, polpas, doces e ervas). E ainda uma Árvore de Poemas. Nela o público poderá colher uma folha de poemas para levar de recordação ou também deixar poemas. Haverá também distribuição de desenhos para colorir voltados para as crianças.

Dia da Árvore no Norte – Por conta das diferenças climáticas, o Dia da Árvore nas regiões Norte e Nordeste é celebrado no dia 24 de março, e não 21 de setembro, como as demais regiões (de acordo com o Decreto Nº 55.795, de 24 de fevereiro de 1965).

Texto: Kauanny Cohen  –  Edição: Joice Santos  – Festa Anual da Árvore do Museu Goeldi tem o Uxi como símbolo — Museu Paraense Emílio Goeldi (www.gov.br)