Exército apoia missões de resgate de indígenas em território Yanomami

Manaus (AM) – O Exército Brasileiro, inserido no Comando Conjunto Operacional Amazônia em apoio à Operação Yanomami 2023, tem apoiado missões de evacuação aeromédica de indígenas na região amazônica. Na operação, a Força apoiou cerca de 50 evacuações aeromédicas com suas aeronaves. A última delas foi realizada na última terça-feira, 7.

Crédito: Müller Marin – em: Exército Brasileiro EB

Um homem de 20 anos, membro da aldeia Polassai, na terra indígena Yanomami, foi transferido com ferimentos para o Hospital Geral de Roraima (HGR), em voo com duração de 4 horas, em um helicóptero UH-60M Black Hawk do Exército Brasileiro (EB). O atendimento a bordo da aeronave foi realizado pela equipe médica da Secretaria Especial de Saúde Indígena, com apoio de segurança da Força Nacional.

Desde o dia 22 de janeiro, o 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º B Av Ex) emprega na operação aeronaves HM-1 Pantera, HM-2 Black Hawk e HM-4 Jaguar no transporte aéreo logístico para a Terra Indígena Yanomami, no estado de Roraima, cooperando com a operação de ajuda humanitária aos brasileiros indígenas.

Operação Yanomami 2023

A atuação das Forças Armadas, por meio do Ministério da Defesa na Operação Yanomami 2023, composta por militares da Marinha do Brasil (MB), do Exército Brasileiro (EB), e da Força Aérea Brasileira (FAB), acontece a partir da Base Aérea de Boa Vista (BABV), em Roraima (RR). Dentre suas missões, destacam-se: Evacuações Aeromédicas (EVAM) para atendimento no Hospital de Campanha (HCAMP); lançamento e distribuição de cestas básicas para atender aos indígenas; envio de suprimentos para reconstrução da pista do Aeródromo de Surucucu (RR).

Também integram as missões controle e fiscalização do espaço aéreo com a criação da Zona de Identificação de Defesa Aérea (ZIDA); fornecimento de dados de inteligência; e transporte aéreo logístico das equipes da Polícia Federal, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), da Força Nacional de Segurança e dos demais órgãos e entidades da administração pública federal que participam diretamente da neutralização de aeronaves e de equipamentos relacionados com a mineração ilegal.

Fonte: Centro de Comunicação Social do Exército – Exército apoia missões de resgate de indígenas em território Yanomami – Noticiário do Exército (eb.mil.br)