Entenda como a pesca ilegal prejudica comunidades tradicionais e o meio ambiente

De acordo com especialista, é comum a atividade estar associada à biopirataria e ao narcotráfico

Foto postada em: EBC Rádios

O Tarde Nacional – Amazônia falou sobre a pesca ilegal na região amazônica. A entrevistada foi a Coordenadora do Programa de Manejo de Pesca, do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, Ana Claudia Torres Gonçalves.

Ela explicou que a pesca ilegal pode ocorrer em diversas modalidades, dando como exemplo o desrespeito ao período de defeso, a captura de peixes num tamanho insuficiente e a prática em áreas indígenas ou de proteção ambiental. Segundo a coordenadora, a pesca ilegal prejudica comunidades tradicionais e o meio ambiente, ameaçando diversas espécies de extinção.

Ana Claudia Gonçalves ressaltou que é comum, na Amazônia, a pesca ilegal estar associada a outras atividades criminosas, como a biopirataria e o narcotráfico. Ela reforçou a importância do Estado fiscalizar a região e proteger aqueles que acabam incomodando os criminosos por se oporem à atividade ilegal, a exemplo do trabalho que era realizado por Dom Phillips e Bruno Pereira, assassinados na região do Vale do Javari.

Quer saber mais? Então clique no player acima e ouça a entrevista na íntegra!

O programa Tarde Nacional – Amazônia vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 15h às 17h, na Rádio Nacional da Amazônia. A apresentação é de Juliana Maya.

PUBLICADO POR: EBC RÁDIOS – Entenda como a pesca ilegal prejudica comunidades tradicionais e o meio ambiente | EBC Rádios