Enchente devasta aldeia e indígenas Karipuna acusam usinas do Madeira

Com a inundação, o rio Jaci Paraná transbordou no fim de semana deixando famílias desabrigadas na Terra Indígena Karipuna, em Rondônia; hidrelétricas mudaram o curso natural das águas.

Na imagem acima, a aldeia Panorama tomada pelas águas (Foto: Cacique André Karipuna/Divulgação) – Postada em: Amazônia Real

Manaus (AM) – A água invade as casas de madeira, arrasta os móveis, os utensílios e as roupas. Os roçados de mandioca e milho são submersos pelo rio Jaci Paraná, que transborda sem piedade. Os animais domésticos fogem para a mata. Os indígenas Karipuna assistem impotentes à inundação na aldeia Panorama, onde vivem há gerações.

Essa é a cena que o cacique André Karipuna descreve com angústia em uma entrevista à Amazônia Real. Ele afirma que a enchente começou no último fim de semana e não para de crescer. Em breve, teme que a comunidade fique isolada e sem comunicação, pois a água já está atingindo as torres de satélite de internet e energia.

A aldeia Panorama está localizada na Terra Indígena (TI) Karipuna, entre os municípios de Porto Velho e de Nova Mamoré, em Rondônia. A inundação, contudo, está longe de ser natural. Os indígenas apontam o dedo na direção das Usinas de Santo Antônio e Jirau. Com as barragens no rio Madeira, construídas entre os anos de 2011 e 2013, as enchentes se tornaram frequentes. “Nesse momento, estamos passando por uma situação muito complicada. Algumas casas já foram para o fundo e estamos perdendo bastante coisa”, afirmou o cacique André Karipuna em entrevista à Amazônia Real. A TI Karipuna corre o risco de ficar isolada.

Uma ponte de madeira, que ficava na entrada da terra indígena, desabou. O acesso ao território, que fica a 186 quilômetros de Porto Velho, só é possível por meio de barcos, partindo do distrito de Jaci Paraná, que fica a 95 quilômetros da capital rondoniense. De lá, são cinco horas de barco até a aldeia. Há informação de que 23 dos 62 moradores da aldeia Panorama continuam no local. A maioria dos indígenas, incluindo os idosos, já se deslocaram até Porto Velho.

Por Nicoly Ambrosio

TEXTO NA ÍNTEGRA DISPONÍVEL EM: AMAZÔNIA REAL – Enchente devasta aldeia e indígenas Karipuna acusam usinas do Madeira – Amazônia Real (amazoniareal.com.br)

Relacionadas: