Em dia histórico, presidente da Funai participa da posse da primeira indígena na unidade da Funai em RR

A presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, participou hoje (6) da solenidade de posse da indígena Marizete de Souza Macuxi na Coordenação Regional da Fundação em Boa Vista, Roraima, que atende uma população indígena de 50 mil pessoas no estado. Durante a cerimônia, Joenia ressaltou a importância da presença indígena em posições estratégicas no órgão indigenista. “Trazemos esse olhar da nossa coletividade. Das nossas diferenças entre os povos. Esse olhar que a gente vai trazer para a Funai no sentido de proteção coletiva”, disse a presidente.

A liderança da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, Jacir Macuxi; a presidente da Funai, Joenia Wapichana; e a coordenadora regional, Marizete Souza (foto: Lohana Chaves/Funai)

“Um olhar que tem essa cosmovisão diferenciada das mulheres indígenas. De solidariedade. De sensatez. De responsabilidade no seu dia-a-dia com as famílias. De responsabilidade com a sua coletividade”, afirmou Joenia ao se dirigir à nova coordenadora regional da Funai em Roraima. “Para mim é uma honra e uma alegria retornar aqui em um momento tão especial que é a posse da nossa querida Marizete de Souza”, salientou Joenia na primeira posse realizada para o cargo de coordenador regional da Fundação em todo o Brasil na sua gestão.

No seu discurso de posse, Marizete mencionou a luta histórica dos povos indígenas por representatividade, cujo reconhecimento tardio começa a acontecer com as nomeações de lideranças tradicionais para postos de gestão na Funai. “Esse momento histórico é do movimento indígena que sempre acreditou, que sempre teve a esperança de que um dia estaríamos ocupando esse espaço. Esse momento histórico coletivo nos mostra a união e a força do movimento indígena. De um processo histórico lento, porém firme”, declarou Marizete.

“Ser mulher indígena é estar preparada para assumir qualquer cargo. Quero agradecer uma pessoa que foi e é minha referência: a nossa querida presidente Joenia Wapichana. “Essa nomeação não é apenas a minha nomeação. É a nossa nomeação, porque foi do movimento indígena. Então eu agradeço por isso. Assumir essa grande responsabilidade é assumir o compromisso com todos os povos indígenas de Roraima”, concluiu Marizete sob palmas do público presente à solenidade.

Liderança do movimento indígena, Marizete de Souza teve atuação de destaque nos debates sobre a demarcação da Terra Indígena Raposa Serra do Sol, ao exerceu o cargo de secretária e coordenadora do Conselho Indígena de Roraima (CIR). Coordenou também o grupo de mulheres indígenas de seu estado. A nova coordenadora regional possui graduação em Gestão Territorial Indígena pela Universidade Federal de Roraima (UFRR).

“A Funai voltou”   

Às pessoas presentes à posse da coordenadora, Joenia Wapichana fez questão de salientar as condições que encontrou a Fundação ao assumir a presidência do órgão indigenista. “Por muitos anos, a Funai foi sucateada. Houve um desmonte. Houve uma perseguição aos servidores. Houve perseguição às lideranças indígenas. Paralisou os processos de demarcação, de proteção e fiscalização. Mas hoje, a Funai está de volta. E mais forte para justamente trazer os povos indígenas para fazer parte dessa reconstrução”, afirmou Joenia.

Ao comentar sobre a situação do povo Yanomami, Joenia lembrou das denúncias feitas pelo movimento indígena já no início da crise provocada pela mineração garimpeira ilegal no território indígena há poucos anos. “Vimos uma das piores tragédias humanitárias. Isso já era anunciado porque nós indígenas denunciamos e cobramos. Se o poder público tivesse respondido naquele momento, tenho certeza que essas mortes de criancinhas pudessem ter sido evitadas. Porque malária se combate com assistência à saúde. Garimpo e contaminação dos rios se combate com fiscalização permanente”, afirmou a presidente da Funai.

CR Roraima

A Coordenação Regional da Funai em Roraima é composta pela sede regional, em Boa Vista, pela Frente de Proteção Etnoambiental Yanomami Ye´kuana e por mais 15 Coordenações Técnicas Locais (CTLs). Essas unidades da Fundação atendem uma população de mais de 50 mil indígenas, distribuída por cerca de 220 aldeias dos povos Ingarikó, Macuxi, Patamona, Sapará, Taurepang, Wai-Wai, Wapichana, Taurepang, Yanomami e Ye’kwana, atualmente distribuídos em 34 Terras Indígenas, que juntas somam uma área de 10,3 milhões de hectares.

As principais atividades realizadas nesses territórios são incursões em áreas de ilícitos ambientais; garimpos, desmatamento, invasão por não indígenas, tráfico de drogas e descaminho (principalmente combustível). A Funai também atua na viabilização do acesso da população indígena local à documentação básica, serviços de natureza jurídica e benefícios sociais e previdenciários. A CR tem atuado em conjunto com a Vara da Justiça Itinerante, Cartório, INSS e Instituto de Identificação com o objetivo de atender as demandas indígenas por documentação civil nas próprias comunidades.

Assessoria de Comunicação / Funai – Em dia histórico, presidente da Funai participa da posse da primeira indígena na unidade da Funai em RR — Fundação Nacional dos Povos Indígenas (www.gov.br)

Relacionadas: