Dia Mundial da Água reforça a necessidade de preservação dos recursos hídricos

ONU propõe discussões para acelerar transformações que solucionem a crise global da água

Imagem postada em: Marinha do Brasil   

A água é um bem que precisa de constante conscientização sobre seu uso. É um recurso importante para coisas primordiais da vida, como a manutenção da saúde do ser humano, a produção de grande parte da energia (cerca de 70% de toda a geração de energia elétrica do Brasil) e, consequentemente, para o bom funcionamento da economia, por meio da produção de alimentos, manutenção da indústria e transporte. Para incentivar que os Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) realizem ações de conscientização sobre a preservação e conservação dos recursos hídricos, a ONU divulga a data de hoje (22), como o Dia Mundial da Água.

Neste ano, o tema “Acelerando Mudanças – Seja a mudança que você deseja ver no Mundo” foi escolhido pela ONU, para incentivar formas de acelerar transformações para solucionar a crise global da água e do saneamento.

Nesse contexto, a Marinha do Brasil, como Autoridade Marítima Brasileira, contribui para o desenvolvimento das atividades de prevenção à poluição hídrica causada por embarcações, plataformas e suas instalações de apoio nos rios, lagos e mares, bem como participa de ações de conscientização e educação ambiental. Além disso, a Marinha está presente nas áreas marítima, fluvial e lacustre brasileiras, nas quais realiza, diuturnamente, orientações, pesquisas e inspeções navais, no intuito de que as águas do Brasil estejam sempre limpas e seguras.

De acordo com o Secretário da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar, Contra-Almirante Marco Antônio Linhares Soares, quando se fala de água, é indispensável destacar a relevância do Brasil, já que o País detém 53% dos recursos hídricos da América do Sul e 12% de toda água doce superficial disponível no planeta. “Temos também grande reservatório de águas subterrâneas como o Aquífero Guarani – que envolve quatro países, dos quais o Brasil faz parte, e o Aquífero Alter do Chão, localizado na região Norte do nosso País, que alimentam rios e lagos com água doce. Esses reservatórios garantem o uso doméstico de água, o industrial e o agropecuário, além disso, sabemos que os rios funcionam como ‘artérias’ que irrigam a nossa economia. Por isso, preservar a água é cuidar do nosso futuro”, destacou o Almirante.

Fonte: Agência Marinha de Notícias – Dia Mundial da Água reforça a necessidade de preservação dos recursos hídricos | Marinha do Brasil