Chuva que caiu sobre Rio Branco foi a mais intensa dos últimos 60 anos

O pesquisador Davi Frial, do portal O Tempo Aqui, soltou no final da tarde de hoje (23) os números dos acumulados de chuva em Rio Branco. Segundo ele, foi registrada a chuva mais intensas dos últimos 60 anos com acumulado de 173,6mm em apenas 12h, de 2h da manhã até 14h da tarde.

Pesquisador Davi Friale – Foto: Alexandre Lima/Arquivo – O Alto Acre

“Os três recordes anteriores foram 159,2mm, no dia 14 de fevereiro de 2018, 140,8mm, no dia 2 de dezembro de 2022, e 135,2mm, no dia 10 de dezembro de 1987. No entanto, no mês de março, a chuva mais intensa registrada tinha sido de 113,8mm, no ano de 2004, no dia 22”, explicou.

Friale explica que choveu forte, também, em todo o vale do Rio Acre, incluindo seus principais afluentes, o Rola e o Xapuri, com acumulados acima de 90mm. “Também, nesta quinta-feira Rio Branco foi a mais fria dentre todas as 27 capitais brasileiras, com máxima de apenas 24ºC, por volta das 3h da tarde”, informou.

Por conta das chuvas, o nível do Rio Acre, principal manancial, pode ter seu nível acentuado. Segundo o pesquisador, as chuvas devem diminuir nesta sexta-feira (24) e no final de semana devem ser passageiras e pontuais.

“Alertamos para a rápida e acentuada elevação do nível do rio Acre, em Rio Branco, que pode atingir a cota de alerta, que é 13,5m, ou ficar próximo dela, nesta sexta-feira, dia 24. Em apenas 24 horas, seu nível passou de 8,9m para 12,4m, na medição das 15h desta quinta-feira. As chuvas diminuem nesta sexta-feira, mas, ainda, podem ser fortes em alguns momentos. No sábado, as chuvas, se ocorrerem, serão passageiras e pontuais, mas voltam a ser intensas no domingo e na segunda-feira próximos, em Rio Branco e nos demais municípios do lese e do sul do Acre”, alertou e concluiu o pesquisador.

Por: – Wanglézio Braga – O Alto Acre – Friale: Chuva que caiu sobre Rio Branco foi a mais intensa dos últimos 60 anos – O Alto Acre 

Relacionadas: