Ação de guarda e pesquisa arqueológica do Museu da Amazônia receberá apoio do Iphan

Em 2019, o Iphan-AM doou seu acervo arqueológico para o museu e agora disponibilizará equipamentos para a conservação de artigos arqueológicos

Foto: divulgação/MUSA

O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Amazonas irá apoiar o Laboratório de Arqueologia do Museu da Amazônia (Musa) para atualização das atividades relacionadas à pesquisa arqueológica, guarda, conservação e divulgação de materiais arqueológicos. Em 2019, o Iphan-AM doou o acervo arqueológico que estava em suas dependências para o Musa. A iniciativa de agora complementa as ações para resguardar os acervos do museu.

O Museu da Amazônia, que é uma Instituição de Guarda e Pesquisa (IGP), receberá aproximadamente R$ 260 mil em equipamentos e materiais necessários para o trabalho de preservação e conservação dos materiais arqueológicos. O Musa realizará a curadoria, a análise e, a longo prazo, uma exposição do acervo.

“O museu será responsável pela guarda definitiva do material. Em contrapartida, o Iphan-AM se comprometeu a viabilizar o apoio à Instituição de Guarda e Pesquisa (IGP) como orientações recebidas do Conselho Nacional de Arqueologia (CNA)”, explica o superintendente substituto do Iphan-AM, Mauro Augusto Menezes.

O Coordenador do Laboratório de Arqueologia do Musa, Iberê Fernando Martins, ressaltou que os materiais para laboratório ampliaram as possibilidades de análise, conservação e divulgação. “O Museu da Amazônia recebeu diversas caixas com vestígios arqueológicos. Compreendendo a necessidade de melhorar as condições da guarda e pesquisa desses materiais e isso foi possível por meio do apoio do Iphan mediante assinatura de um Termo de Ajuste de Conduta (TAC)”, disse.

Museu da Amazônia (Musa)

O Musa é a terceira atração turística mais visitada da cidade de Manaus, com uma média de 6.500 visitantes mensais (dados de 2019) e cerca de 160.000 seguidores nas redes sociais. A associação civil e sem fins lucrativos desenvolve e administra programas e projetos de museologia, pesquisa, educação e turismo, dedicados ao estudo e à divulgação do conhecimento científico e social dos biomas, da história e das culturas da região amazônica.

Fundado em 2009, o Musa atua na cidade de Manaus a partir de três diferentes núcleos, coordenados por um Centro de Estudos Avançados, que reúne pesquisadores nacionais e internacionais, e por um órgão de Coordenação de Exposições e Projetos, que se ocupa da divulgação. O museu também mantém uma rede de intercâmbio de informações e cooperação com museus, universidades, institutos de pesquisa, organizações não governamentais, empresas públicas e privadas do País e do exterior. O objetivo é contribuir para o desenvolvimento científico, cultural e tecnológico da região.

Assessoria de Comunicação Iphan
comunicacao@iphan.gov.br
Guilherme Gomes – Ação de guarda e pesquisa arqueológica do Museu da Amazônia receberá apoio do Iphan — Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (www.gov.br)