52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas de Roraima

O Conselho Indígena de Roraima (CIR), irá realizar nos dias 11 a 14 de março, no Centro Regional Lago Caracaranã, terra indígena Raposa Serra do Sol, a 52ª Assembleia Geral dos Povos Indígenas, com o tema: “Proteção Territorial Meio Ambiente e Sustentabilidade”.

Postada em: CIR

São esperadas mais de 2 mil lideranças de Roraima, entre os povos Yanomami, Wai Wai, Yekuana, Wapichana, Macuxi, Sapará, Ingaricó, Taurepang e Patamona, além das organizações: OMIR, OPIRR, HUTUKARA, APIRR, APITSM, COPING, TWM, ODIC, KAPOI, KUAKIRI, SEDUMY, FENAMA, SODIUR, UMIAB URIHI ALIDCIR, COPING, APIW e CIR, das mais de 32 terras indígenas do estado.

Além da presença de lideranças tradicionais das primeiras assembleias, espera-se também autoridades locais e nacionais como Polícia Federal (PF), Ministério dos Povos Indígenas, IBAMA, INCRA, Ministério Público Federal (MPF/RR), Sexta Câmara do MPF, Ministério Público Estadual de Roraima (MPERR) e a Presidente da Fundação Nacional do Povos Indígenas (FUNAI), Joenia Wapichana, no cargo a um mês.

Como pauta principal estarão as discussões sobre a proteção das terras tradicionais, gestão dos recursos naturais e a agenda do movimento indígena para o ano de 2023. Também será organizada uma feira com produtos orgânicos de todas as regiões, artesanato e exposição de animais criados dentro das terras indígenas.

PUBLICADO POR:  Conselho Indígena de Roraima (CIR) – – CIR – Conselho Indígena de Roraima