27/03/2023 – Previsão de Riscos Geo-hidrológicos

Nesta segunda-feira (27/03/2023), o cenário de risco de eventos geo-hidrológicos para as mesorregiões do Brasil é apresentado a seguir: 

Figura 1 – Possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos em ao menos um município das mesorregiões indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração os cenários de riscos hidrológicos atuais somados à previsão de chuva.

Risco Hidrológico   

  • Região Norte: Acre, Amazonas e Pará.

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, na mesorregião do Nordeste Paraense, Metropolitana de Belém, no estado do Pará; centro Amazonense, com destaque para enxurradas e alagamentos em Manaus. Na porção Sul da mesorregião Sul Amazonense, especificamente o município Boca do Acre por conta da cheia do rio Acre. Também considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência ou permanência dos processos de inundação, devido à previsão de continuidade das chuvas associada aos acumulados dos últimos dias e aos níveis elevados dos rios na mesorregião Sudeste Paraense, com destaque para os municípios de Marabá e Parauapebas, na região norte deste estado (Figura 1). Considera-se ALTA a possibilidade de ocorrência de eventos de inundação para a mesorregião Vale do Acre, com atenção para a capital Rio Branco, Brasiléia e Assis,  onde o rio tem atingido a cota de inundação (Figura 1).  

  • Região Nordeste: Maranhão e Piauí 

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, especialmente inundação, devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, nas mesorregiões Norte Maranhense, Leste Maranhense, Norte Piauiense, Centro-Norte Piauiense, onde os níveis dos Rios Itapecuru e Parnaíba encontram-se acima de cotas críticas. (Figura 1). 

  • Região Sudeste: São Paulo

Considera-se MODERADA a possibilidade de ocorrência de eventos hidrológicos, especialmente enxurrada e inundação, devido à previsão de chuva com possibilidade de pancadas de intensidade moderada a forte, nas mesorregiões Litoral Sul Paulista (Figura 1). Considera-se ALTA a possibilidade de eventos de enxurrada na Baixada Santista (em laranja, na Figura 1) e em São Sebastião-SP, devido à passagem de uma frente fria que poderá causar acumulados significativos, a partir de hoje a noite e no decorrer da madrugada e manhã desta segunda-feira (dia 27).

Figura 2 – Possibilidade de ocorrência de deslizamentos em ao menos um município das mesorregiões (e/ou subdivisões regionais) indicadas. Este mapa é elaborado por uma equipe multidisciplinar, levando em consideração as condições dos cenários de riscos geológicos atuais somados à previsão de chuva.

Risco Geológico 

  • Região Sudeste: São Paulo

Considera-se ALTA a possibilidade de movimentos de massa na Baixada Santista (em laranja, na Figura 2) e em São Sebastião-SP, devido à passagem de uma frente fria que poderá causar acumulados significativos, a partir de hoje a noite e no decorrer da madrugada e manhã desta segunda-feira (dia 27). Devido a possibilidade de intensificação do efeito orográfico nas encostas da Serra do Mar, é possível que em algumas localidades ocorram volumes superiores a 100mm em poucas horas, que, juntamente com a alta suscetibilidade desta região, seria suficiente para causar deslizamentos de terra esparsos, além de quedas de barreiras às margens de rodovias. Importante mencionar que não há evidências de um cenário meteorológico que leve à condição de deslizamentos generalizados e corridas de lama/detritos, como o que aconteceu em fevereiro deste ano.

Para os demais municípios do Litoral Norte Paulista, considera-se MODERADA a possibilidade de movimentos de massa, tendo em vista que os acumulados nesta porção tendem a ser menores que as demais previamente mencionadas.

Para o Litoral Sul de São Paulo, considera-se MODERADA a possibilidade de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) devido à previsão meteorológica  indicar chuva de intensidade moderada a forte entre a noite de hoje, madrugada e manhã desta segunda-feira (dia 27), que poderá ser suficiente para causar deslizamentos de terra pontuais. 

  • Região Sul: Paraná

Considera-se MODERADA a possibilidade de movimentos de massa (em amarelo, na Figura 2) no litoral Paranaense devido à previsão meteorológica indicar chuva de intensidade moderada a forte entre a noite de hoje, madrugada e manhã desta segunda-feira (dia 27), que poderá ser suficiente para causar deslizamentos de terra pontuais. 

  • Região Norte: Amazonas

Considera-se MODERADA a possibilidade de movimentos de massa na Região Metropolitana de Manaus (em amarelo, na Figura 2), devido aos elevados acumulados nas últimas 48 horas (superiores à 100 mm), à alta intervenção antrópica nas encostas, e à previsão meteorológica pancadas de  chuva isoladas ao longo do dia, que ainda podem ser suficiente para causar deslizamentos de terra pontuais.

PUBLICADO POR: CEMADEN MCTI – 27/03/2023 – Previsão de Riscos Geo-hidrológicos — Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais – Cemaden/MCTI (www.gov.br)