Xamanismo do povo Yanomami conecta cultura ancestral com a juventude

Saberes milenares sobre seres auxiliares da floresta permanecem vivos

– Foto: Ricardo Stuckert – PR

Uma cultura milenar que tem na relação em harmonia com a floresta a sustentação de própria história e do povo. Os Yanomami vivem na região entre Brasil e Venezuela e enfrentam uma grave crise humanitária por causa do garimpo ilegal.

O povo maneja mais de 150 espécies de plantas alimentícias e conhece os hábitos de centenas de animais para caça. A produção de alimentos é feita em roças e com coleta na natureza, sempre de forma não abusiva.

Um ponto forte da cultura Yanomami é o xamanismo. Os xamãs se formam desde jovens e têm uma relação profunda com seres auxiliares da floresta, explica a professora de Antropologia da UnB, Silvia Guimarães.

Durante a vida, os Yanomami passam por rituais que marcam fases importantes, como a entrada na puberdade e a gravidez, diz a antropóloga.

Para Silvia Guimarães, é preciso respeitar o modo de vida escolhido pelos Yanomami.

Uma festividade importante é a cerimônia funerária, que reúne comunidades vizinhas e tem um grande banquete de despedida. Quando o Yanomami morre, o corpo é cremado para que a pessoa possa seguir para a aldeia dos mortos.

PUBLICADO POR: RADIOAGÊNCIA NACIONAL EBC – Xamanismo do povo Yanomami conecta cultura ancestral com a juventude | Radioagência Nacional (ebc.com.br)