MPF pede controle do espaço aéreo da região Norte onde pousos clandestinos aumentaram após cerco a garimpo de RR

Áreas indígenas e quilombolas podem estar no alvo de garimpeiros ilegais em fuga da Terra Indígena Yanomami

Arte: Secom/MPF

O Ministério Público Federal (MPF) solicitou ao governo federal, nesta segunda-feira (6), informações sobre quais medidas estão sendo adotadas para o controle do tráfego aéreo na região Norte, em especial em áreas indígenas e quilombolas. Além do pedido, o MPF sugeriu que sejam adotadas providências para o controle do espaço aéreo.

Segundo denúncias feitas pelas comunidades ao MPF, o número de pousos ilegais na região aumentou consideravelmente nos últimos dias, após o governo federal ter anunciado medidas para a retirada de garimpeiros da Terra Indígena Yanomami.

Uma das suspeitas é que esse aumento do fluxo de pousos clandestinos seja de aviões de garimpeiros que estejam sondando a região para garimpo de ouro e cassiterita.

Outra possibilidade levantada em inquérito civil aberto pelo MPF é que a área siga sendo usada para abastecimento clandestino de aeronaves, prática que vem se intensificando principalmente desde 2021.

Destinatários – O MPF enviou as solicitações aos ministérios da Justiça e Segurança Pública e dos Povos Indígenas, ao Comando da Aeronáutica e à Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).