Ministro da Defesa, José Múcio, sobrevoa território Yanomami

Brasília (DF), 09/02/2023 – O Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, acompanhado de comitiva interministerial, sobrevoou, nesta quinta-feira (9), o território Yanomami, ao norte do País, para conferir a situação do garimpo na região. O voo foi realizado sobre as áreas localizadas em Alto Mucajaí, Paa Piu, Hakoma e Surucucu.

Postada por: Ministério da Defesa

Antes do embarque, o Ministro esteve no Comando Operacional Conjunto Amazônia, em Boa Vista, onde foi atualizado sobre as ações humanitárias desenvolvidas pelas Forças Armadas no atendimento emergencial à Comunidade Yanomami.

Atualmente, aeronaves da Força Aérea Brasileira (FAB) e do Exército são empregadas no monitoramento do espaço aéreo e em ações de logística para garantir o abastecimento de mantimentos, alimentos e remédios. Até o momento, já foram distribuídas mais de 4.300 cestas básicas e realizadas 463 horas de voo.

Após o sobrevoo, o ministro José Múcio destacou a importância do trabalho conjunto para a continuidade da Operação. “São muitas vidas em jogo e o desafio é gigantesco. Todos têm que se unir para executar essa tarefa. É uma tarefa do Governo Federal, do Governo Estadual, é uma operação humanitária”, frisou.

O titular da Defesa esteve acompanhado dos comandantes do Exército, General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva; e da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; e do chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, Almirante de Esquadra Renato Rodrigues de Aguiar Freire.

Assistência – Na quarta-feira, a comitiva interministerial visitou a Casa de Apoio à Saúde Indígena (Casai) e o Hospital de Campanha montado pela FAB para o atendimento emergencial dos yanomamis. No local, já foram realizados 1.065 atendimentos.

Integraram a comitiva do Governo Federal os ministros das Comunicações, Juscelino Filho; dos Direitos Humanos e Cidadania, Sílvio Almeida; dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara; e do Tribunal de Contas da União, Vital do Rêgo.

Por Suellen Siqueira

Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD) – Ministro da Defesa, José Múcio, sobrevoa território Yanomami — Ministério da Defesa (www.gov.br)

Relacionada: