Ministério da Saúde antecipa vacinação contra Covid-19 no território Yanomami

Ao todo, cerca de 20 mil doses serão enviadas para reforçar a proteção contra a doença

Fernando Frazão/Agência Brasil

Para reforçar a proteção à saúde dos povos indígenas no território Yanomami, o Ministério da Saúde irá antecipar as ações de imunização na região. Cerca de 20 mil doses de vacinas Covid-19 bivalentes serão enviadas nos próximos dias para dar início à campanha de vacinação contra a Covid-19 no território.

A vacinação dessa população já estava prevista para iniciar na primeira etapa da campanha 2023, que começa a partir de 27 de fevereiro. No entanto, devido à grave crise sanitária e humanitária encontrada no território, o Ministério da Saúde vai antecipar a estratégia entre os indígenas Yanomami.

A ação de vacinação será operacionalizada junto à Secretaria Estadual de Saúde de Roraima, com o apoio dos profissionais de saúde e da Força Nacional do SUS, que estão na região para reforçar o atendimento à saúde dos indígenas.

Ampliar as coberturas vacinas entre a população indígena é prioridade do Governo Federal. Além das vacinas Covid-19, outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação também serão entregues para atualizar a vacinação do povo Yanomami.

Ministério da Saúde – Ministério da Saúde antecipa vacinação contra Covid-19 no território Yanomami — Ministério da Saúde (www.gov.br)

Relacionada:

Saúde antecipa vacinação contra covid-19 em terra yanomami | Agência Brasil (ebc.com.br)