Ibama apreende mais de 300 metros cúbicos de madeira na Terra Indígena Araribóia (MA)

São Luís (18/02/2023) – O Ibama apreendeu neste mês 302,9 metros cúbicos de madeira, o equivalente a 15 caminhões carregados de tora, na Terra Indígena (TI) Araribóia (MA). A operação foi realizada em conjunto com a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), a Polícia Federal, o Corpo de Bombeiros do Maranhão e o Batalhão de Choque e Rondas Ostensivas Táticas Metropolitana (Rotam) da Polícia Militar.

A ação teve como objetivo interromper crimes ambientais praticados na TI, que abriga indígenas dos povos Awá-Guajá e Guajajara. Agentes ambientais identificaram furto de madeira, funcionamento de serraria e movelaria sem licença ambiental e transporte ilegal de produtos florestais. A investigação que deu origem à operação revelou a participação de moradores de cidades vizinhas nos ilícitos. Parte da madeira era vendida em forma de estaca para construção de cercas. Os infratores também forneciam toras e pranchões para serrarias ou movelarias da região. “Mais uma batalha vencida contra o crime ambiental organizado”, disse Valdeir Luna, coordenadora da operação.

Além das apreensões realizadas, foram demolidos fornos de carvão e estruturas de serraria e movelaria. Cinco motosserras foram levadas para depósito da superintendência do Ibama no Maranhão e para o Corpo de Bombeiros de Grajaú (MA), que também recebeu, como doação, 79 metros cúbicos da madeira apreendida.

Assessoria de Comunicação do Ibama – Ibama apreende mais de 300 metros cúbicos de madeira na Terra Indígena Araribóia (MA) — Ibama (www.gov.br)