Forças Armadas prestam apoio logístico em Operação da Polícia Federal

Ações são realizadas com meios aéreos do Comando Operacional Conjunto Amazônia

As Forças Armadas, por meio do Comando Operacional Conjunto Amazônia (Cmdo Op Cj Amz), instalado na Base Aérea de Boa Vista (BABV), em Roraima (RR), para a Operação Escudo Yanomami 2023, passa a atuar em uma nova fase. Desta vez, presta apoio logístico à Polícia Federal (PF), que deflagrou nesta sexta-feira (10/02), uma operação com intuito de interromper a prática criminosa em garimpos de terras indígenas.

O Cmdo Op Cj Amz utiliza seus meios aéreos, como as aeronaves C-98 Caravan, H-36 Caracal, H-60 Black Hawk da Força Aérea Brasileira (FAB) e HM-2, do Exército Brasileiro (EB), para o transporte dos agentes da Polícia Federal, que atuarão na inutilização da logística de funcionamento dos garimpos ilegais e no registro das provas e perícias em relação ao crime.

Serão transportados, também, militares da Força Nacional e demais agências como Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) até as terras indígenas.

A operação, chamada pela PF de Libertação, atuará na interrupção do delito, por meio da destruição de maquinários e meios dedicados ao crime. O objetivo é proteger a população Yanomami e erradicar o garimpo ilegal por completo.

Fonte: CECOMSAER, Tenente Letícia e Tenente Wanessa Liz
Fotos: Sargento Lucas Nunes / CECOMSAER

PUBLICADO POR: Forças Armadas prestam apoio logístico em Operação da Polícia Federal – Força Aérea Brasileira (fab.mil.br)

Relacionada:

Operação Escudo Yanomami conta com apoio do 1º GCC – Força Aérea Brasileira (fab.mil.br)