Forças Armadas levam mais de 61 toneladas em ajuda humanitária a Yanomami

Brasília (DF), 31/01/2023 – Sob a coordenação do Ministério da Defesa (MD), após 11 dias de missão, as Forças Armadas já viabilizaram a entrega de 61,6 toneladas de mantimentos e medicamentos às comunidades indígenas Yanomami, em Boa Vista (RR).

Nesta segunda-feira (30), o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, editou decreto que define novas medidas para o enfrentamento da Emergência em Saúde Pública de Importância Nacional e de combate ao garimpo ilegal no território.

A Força Aérea Brasileira (FAB) instalou um hospital de campanha, na capital roraimense, para auxiliar o Ministério da Saúde no apoio à população. Até o momento, foram realizados 250 atendimentos. O hospital conta com uma equipe multidisciplinar de militares médicos, em especialidades como ortopedia, cirurgia geral, pediatria, radiologia, ginecologia e patologia. Dispõe, ainda, de leitos de internação e pode realizar exames laboratoriais. Já foram efetuadas 37 evacuações aeromédicas.

Uma estrutura para o controle do fluxo de aeronaves também foi instalada na região. O Controle por Aproximação visa aumentar a segurança das operações, que conta com aeronaves da Força Aérea e do Exército Brasileiro. Até o momento, a operação já voou mais de 265 horas em apoio às comunidades indígenas.

Por Rayane Bueno e Suellen Siqueira
Foto: divulgação FAB
Assessoria Especial de Comunicação Social (Ascom)
Ministério da Defesa (MD) – Forças Armadas levam mais de 61 toneladas em ajuda humanitária a Yanomamis — Ministério da Defesa (www.gov.br)     

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *