Força-tarefa destrói posto de garimpo ilegal próximo a comunidade de indígenas isolados em Roraima

Uma ação coordenada pela Polícia Federal, em parceria com o Comando de Operações Táticas, Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Ministério do Meio Ambiente e Ministério dos Povos Indígenas, desmantelou nesta segunda-feira (13) um ponto de garimpo ilegal que ficava próximo a aldeia de indígenas isolados.

Foto: Divulgação

Na última sexta-feira (10) o grupo coordenado pela Funai havia sobrevoado a região e identificado a comunidade indígena de isolados e, a poucos quilômetros dali, o ponto de garimpo. Nesta segunda (13) a equipe foi a campo para pôr fim à atividade garimpeira ilegal que atuava na região e, assim, garantir a proteção, segurança e sobrevivência dos povos que não foram localizados no sobrevoo de identificação. O paradeiro dos indígenas isolados do povo Moxihatëtëa segue desconhecido.

OPERAÇÃO LIBERTAÇÃO – A Polícia Federal deu início na sexta-feira (10/2) às ações de erradicação do garimpo ilegal em terras Yanomami, no âmbito da Operação Libertação. Os trabalhos visam à interrupção da logística do crime, com foco na inutilização da infraestrutura usada para a prática do garimpo ilegal bem como a materialização de provas sobre a atividade criminosa.

A força-tarefa é liderada pela Polícia Federal e composta por Funai, Ibama, Força Nacional e Ministério da Defesa. Nesta fase, a PF atua na interrupção do delito, por meio da destruição de maquinários e meios dedicados ao crime. O objetivo é proteger a população Yanomami e erradicar o garimpo ilegal por completo ao longo de todas as fases da Operação Libertação.

Assessoria de Comunicação / FUNAI / Com informações do Ministério dos Povos Indígenas (MPI)

Relacionadas: