Exército Brasileiro fortalece integração com a comunidade indígena em Tiriós

Tiriós (PA) – O Comandante Militar do Norte (CMN), General de Exército Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves, acompanhado do Comandante da 22ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifacio, visitaram o 1º Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF), localizado em Tiriós, extremo norte do estado do Pará. A visita consistiu em  acompanhar a atividade de transporte de suprimentos e conhecer a comunidade indígena que vive na região.

Crédito: 22ª Bda Inf Sl

O 1º Pelotão Especial de Fronteira de Tiriós está localizado na região do Parque Nacional do Tumucumaque, a maior reserva biológica do mundo, e é responsável pela proteção e vigilância da fronteira com o Suriname. As localidades nessa região não podem ser acessadas por estradas ou rios, tornando o transporte de cargas e passageiros dependente do emprego de aeronaves. Fato que marca a integração entre Exército e Força Aérea como fator primordial para o desenvolvimento das atividades.

Na ocasião, também estavam presentes integrantes do Ministério Público Federal e da Universidade Federal do Estado do Amapá (UNIFAP), que acompanharam a missão para verificar as condições e possibilidades de parceiras que resultem em melhorias para militares que atuam no Pelotão Especial de Fronteira e para as comunidades indígenas nas áreas de saúde e educação. A comitiva visitou a Aldeia ‘Missão Indígena de Tirió’ sendo recepcionada com uma apresentação cultural típica.

A prontidão logística do Exército Brasileiro, na missão de transportar o suprimento até o 1º PEF/TIRIÓS permite a presença do estado brasileiro nas regiões mais avançadas da Amazônia. Desta forma, cumpre com a missão de defender e proteger a Pátria e, contribui para a preservação de tradições.

Fonte: CMN e 22ª Bda Inf Sl – Exército Brasileiro fortalece integração com a comunidade indígena em Tiriós – Noticiário do Exército (eb.mil.br)