Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas: livro infantil conecta crianças com a temática

Hoje, dia 7 de fevereiro, é celebrado o Dia Nacional de Luta dos Povos Indígenas, uma data importante para dar visibilidade às reivindicações dos povos originários, como a luta pelo direito à terra e contra a destruição da natureza. Instituída por lei, a data é uma homenagem a Sepé Tiaraju, guerreiro guarani que comandou a revolta dos Sete Povos das Missões contra a dominação de espanhóis e portugueses no Rio Grande do Sul, no século XVIII.

Infelizmente, ainda hoje os povos indígenas continuam tendo inúmeros motivos para lutar e defender sua própria sobrevivência. Nos últimos dias, a crise humanitária vivida pelo povo indígena yanomami ganhou destaque nos principais noticiários do país e do mundo. Por conta do aumento do garimpo ilegal em seu território, os yanomami sofreram uma explosão nos casos de malária e outras doenças infectocontagiosas, que geraram consequências sérias para a saúde e economia dessas famílias. De acordo com o relatório “Yanomami sob ataque“, o garimpo na Terra Indígena Yanomami cresceu 3.350% entre os anos 2016 e 2020.

Esse é um assunto que gera discussões calorosas, muitas vezes enviesadas por falta de conhecimento sobre a história indígena no Brasil. Nesse sentido, a literatura cumpre um papel fundamental na formação crítica dos cidadãos desde a infância, sendo um componente essencial no processo ensino-aprendizagem das crianças.

Livros infantis que abordam a temática dos povos indígenas podem proporcionar uma ótima oportunidade aos pequenos de gerar conexões com o assunto. É o caso da obra “Assim nasceram os Ticunas”, publicada pela Editora Serena, que conta a origem dos povos ticunas pela sua visão e mitos. Escrito por Rui de Oliveira, o livro se passa na Amazônia e narra a saga dos irmãos Yoi e Ipi em busca da Granda Samaumeira, uma gigantesca árvore capaz de sustentar todo o universo. Trata-se de um livro importante para orientar o público infantil sobre a importância da conservação ambiental e respeito aos povos originários, além de apresentá-los o conhecimento dos povos ticunas, que hoje constituem a maior nação indígena do Brasil com mais de 35 mil pessoas.

Assim nasceram os Ticunas
Editora Serena
Autor: Rui de Oliveira
Serviço:
Site: editoraserena.com.br
Facebook: @editoraserena
Instagram: @editoraserena
LinkedIn: editoraserena
Fonte: Mira Comunicação